Como fazer um viveiro para periquitos australianos


2293751734_ec04147038

Para criar periquitos australianos, antes de tudo é necessário proporcionar a condição ideal para um criadouro. Para isso, deve-se pensar numa porção de detalhes, os quais, a princípio parecem irrisórios, mas, que fazem toda a diferença na hora de fabricar um viveiro para essa espécie de ave.

Nesse tutorial, é possível ter uma visão geral da construção de um viveiro, e, ao mesmo tempo retirar as peculiaridades, facilitando a tarefa. É uma obra muito simples, e, tomando os cuidados necessários, pode ser uma bela obra.

Materiais necessários

Os materiais necessários para a fabricação do viveiro são:

  • Martelo
  • pregos
  • furadeiras
  • picaretas
  • pás
  • telas para as laterais e tetos
  • telhas ou brasilite para a cobertura
  • madeiras para o pouso
  • tábuas para a fabricação de ninhos e cochos para a água e alimentação. 

2043059308 79783c48a7 Como fazer um viveiro para periquitos australianosart_es_anna/Flickr

Espaço

  • Prefira fabricar o viveiro num local onde haja um boa ventilação. Verifique se é possível fazer do tamanho em que necessita o projeto. Um viveiro não deve ser apenas uma gaiola e, sim, uma casa, onde eles possam se movimentar com alguma liberdade.
  •  Faça um projeto para a fabricação do viveiro. Vai depender de quantos casais pretende criar. Calcule 30 cm² para cada casal, ou seja, pouco mais de três casais para cada metro quadrado. Isso apenas para a movimentação. O ideal é deixar mais um metro para a área de alimentação, água e banho. Os ninhos podem ser contados na área de movimentação.

Passo a passo

  1. Tenha o projeto em mãos.
  2. Retire a medida no chão do tamanho exato do projeto. 
  3. Emparelhe o chão com as picaretas e pás.
  4. Faça um buraco em cada canto e um centralizado.
  5. coloque um pedaço de madeira inteira, em cada buraco, exatamente como se tivesse construindo uma casa.
  6. Pregue uma ripa de uma extremidade a outra.
  7. Faça um assoalho de tabuas. Para isso só precisa pregar as tábuas nas ripas. 
  8. Pregue uma ripa, em pé, nos cantos do viveiro. Também pregue uma nos centros de cada lateral. Pregue ripas da mesma maneira que fez na base, formando uma caixa. 
  9. Faça em separado três tesouras, exatamente como se faz para uma casa e instale para fazer a cobertura. Deve colocar uma tesoura em cada extremo e outra no centro. 
  10. Agora deve fazer a cobertura com os eternit ou telhas. Se preferir telhas, é necessário colocar várias ripas para poder instalá-las. No caso do eternit, que é a melhor opção, precisa apenas pregar nos extremos. 
  11. Instale as telas nos quatro lados do viveiro, tomando cuidado para não deixa nenhum espaço de fuga. O maior cuidado deve ser na parte de cima, pois todos os espaços devem ser preenchidos. Se não for possível, instale uma tela como se fosse um foro. 
  12. Dentro do viveiro faça um cocho para a alimentação e outro para água. Pode fazer uma pequena mesa para por encima.. No caso da água, o ideal é deixar apenas um pedaço para que eles possam tomar. Pois se for muito grande eles vão utilizar para tomar banho. 
  13. Os ninhos devem ser instalados na parte alta do viveiro. Os ninhos podem ser pequenas caixas de tábua forradas com panos. 
  14. No centro coloque uma árvore seca ou várias varas para que eles possam pousar e brincar. 
  15. Coloque algumas ripas atravessadas e nas extremidades, para também servir de pouso. 

287522459 fbc8f14097 Como fazer um viveiro para periquitos australianosferranpestana/Flickr

Dicas

  • Se existir a possibilidade de construir o viveiro sobre uma árvore pequena que sirva de encaixe, é uma ótima ideia. 
  • É possível manter outras aves no mesmo viveiro, mas sempre com ninhos suficientes.
  • Mantenha o número de machos e fêmeas parecidos de preferência um macho para cada fêmea. Se não for possível, é preferível mais fêmeas do que macho. Isso evitará brigas.
  • Mantenha sempre atenção ao viveiro para evitar morte de filhotes.
Com essas dicas é possível construir um ótimo viveiro, mas sempre é importante lembrar da necessidade de cuidados especiais para os periquitos australianos. Por isso toda a atenção é pouco.

Boa sorte e sucesso sempre…

(imagem destaque:higetiger/Flickr)