Como fazer uma ata de reunião


3332644561_c9d5041d02 (1)

Uma ata de reunião é um documento bem simples de ser feito, mas há pessoas que acham complicado montá-la, porque não sabem que existem programas de edição de textos que possuem modelos e auxiliam 100%. Sendo assim, basta baixar esses modelos, preencher os campos necessários e mais nada. Veja agora como fazer uma ata de reunião sem grandes preocupações e de maneira bem simples.3882668355 2d818496d5 500x250 Como fazer uma ata de reuniãoPara isso, será preciso ter um programa de edição de textos como o Word e internet para poder obter os modelos diretamente na rede mundial de computadores. É muito fácil, rápido e sem a possibilidade de esquecer qualquer detalhe, já que todos os pontos importantes estão já no documento.tgm espanol extranjeros1 Como fazer uma ata de reuniãoVeja o passo a passo:

1)      Clique em “ajuda” do Microsoft Word;

2)      Escreva “ata de reunião”

3)      Aparecerão três modelos: um geral, um formulário resumido e um longo.

4)      O formulário geral contém campos que deverão ser preenchidos, como o título, data, hora, local da reunião, tipo de reunião, presidida por quem, facilitador, cronometrista, participantes, secretário, tópicos da agenda, observadores, recursos e observações especiais.

5)       A ata de reunião resumida traz a lacuna para preencher o nome da organização/comitê, a data da reunião, a lista de participantes, data, hora e local da próxima reunião, avisos, discussão e mesas redondas.

6)      Já o formulário resumido possui espaços para colocar tudo o que já foi citado, porém de forma detalhada, mais explicada.

Dicas:

  • Mas nem todo mundo tem o Word em seu computador, sendo o BR Office seu substituto direto. Também para esse programa não há mistério algum e os procedimentos são também os mesmos: basta escolher aquele modelo de ata de reunião, baixar e preencher os campos vazios. A única diferença é que o usuário encontrará tal documento com um nome diferente, sendo então chamado de “ata de assembléia”, mas que é simplesmente a mesma coisa e pode ser usada como tal.
  • Leve o lap top à sala de reunião para poder digitar tudo o que estiver acontecendo no encontro. Não deixe de ficar atento e após o fim de tudo imprima a ata, caso seja necessário e se for exigência da empresa.
  • Uma dica muito importante para aquele que vai redigir uma ata de reunião: use palavras claras, de fácil entendimento, mas que não sejam da linguagem informal. Evite o uso de gírias e tudo o que possa trazer desentendimento, ambigüidade ou causar problemas mais sérios. A ata de reunião é um documento muito importante e serve para registrar tudo o que aconteceu em um encontro, sendo assim, a escrita deve ser feita de maneira que posteriormente todos possam compreender facilmente e de maneira direta.
  • Equipes sérias devem fazer atas de reunião porque assim podem comprovar que tais solicitações foram combinadas e terão argumentos fortes para comprovar que tais ações deveriam ter sido feitas. É melhor para fazer cobranças, é uma espécie de prova. Dessa maneira, para evitar dor de cabeça e futuros desentendimentos, faça sempre uma  ata, porque ela é um perfeito instrumento de documentação e rastreabilidade do que foi estabelecido no encontro, desde que bem elaborada.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !