Como fazer uma caixa de som


p11

Fazer uma caixa de som é algo que pode dar muito trabalho. Para te ajudar, iremos mostrar como fazê-la, focando principalmente na criação da caixa.

g F550x4501 Como fazer uma caixa de som

Via Flickr

Para que depois de tudo, a música, de fato, saia pela caixa, precisaremos planejar bastante. Como deverá ser a acústica dela? Quais caminhos o som deve percorrer? Então, se você se pergunta como fazer a caixa, primeiramente deve tentar entender o básico de acústica e, logicamente, de música. Vamos então falar um pouco sobre como devemos projetar nossa caixa.

Tipos de som

É essencial para nós, entendermos a diferença entre os tipos de sons, que podem ser: graves, médios e agudos.

Sons graves: Os sons graves são tons que circulam em baixa frequência, normalmente compreendidas em 100 Hz. Ou seja, quando estamos falando de sons graves, estes são os de menor frequência.

Sons médios: Já os médios funcionam em uma frequência bem superior. Estão normalmente em uma zona de 1 KHz o que é dez vezes maior do que a dos sons graves.

Sons agudos: Também cerca de dez vezes maiores que as dos sons médios, os sons agudos são aqueles em que a frequência é cerca de 10 KHz.

Para citar um exemplo, os subwoofers são aqueles que reproduzem os sons agudos. Para ficar claro, ainda mais, dizemos que os seres humanos são capazes de ouvir os sons que estão entre 20 Hz e 20 KHz. Normalmente nossa voz não passa de 1 KHz. Então, a menos que o seu desejo não seja uma caixa para que os humanos ouçam, não há sentido em nem mesmo tentar reproduzir sons mais graves que 20 Hz ou mais agudos do que 20KHz.

f F550x4502 Como fazer uma caixa de som

Via Flickr

Tipos de Caixas

Existem dois tipos de caixas: as dutadas e as seladas:

Caixas dutadas:

As caixas dutadas recebem este nome por ter um duto frontal. São utilizadas por aqueles que desejam obter um som bastante grave.

Caixas seladas:

As caixas seladas normalmente são utilizadas para quem deseja resguardar uma maior parte do guarda malas do carro. Para utilizar a caixa selada, precisamos com que as partes externas e internas estejam totalmente vedadas para que não passe o ar de uma cavidade para a outra.

b F550x4506 Como fazer uma caixa de som

Via Flickr

Como fazer uma caixa de som

Aqui, demos uma pequena aula de como é o funcionamento de uma caixa de som e os diversos tipos de sons, para que, agora, pudessemos saber o que precisamos para construir nossa caixa. Como já dissemos no início, estamos focando na construção da caixa.

Passo a passo:

  1. Escolha a madeira que será utilizada para a montagem da caixa de som. Se o ambiente é externo, o tipo de madeira recomendado é a naval. Já se a caixa tiver serventia interna, recomendamos a madeira MDF, todas as partes com espessura de 20mm;
  2. Primeiro, faça um desenho dos moldes que serão, posteriormente, cortados. Pode ser até mesmo em um pedaço de papel, cuidando para obter as medidas corretas, para um encaixe perfeito das peças entre si;
  3. Especifique os locais onde serão colocados os subwoofers, que são os acessórios que reproduzem o som e marque-os nos moldes;
  4. Logo depois, se você aprovou o desenho, faça-o na madeira e verifique novamente se está tudo certo. Se estiver, corte a madeira e depois cole as partes entre si, deixando o local para encaixe dos subwoofers livres;
  5. Encaixe os subwoofers nos locais previamente destinados a eles e passe os fios corretamente, pois estes serão conectados ao aparelho de som.

Depois de planejar e montar sua caixa de som, poderá desfrutar de bons momentos com muita música.

Boa sorte!