Como fazer uma carta de apresentação de uma empresa


5284873947_9b86d96c1f

Em muitos currículos que são enviados de forma online, há a necessidade de fazer uma carta de apresentação. Bem como em testes e entrevistas de diversas empresas. Aprenderemos a fazê-las de forma simples e eficiente.

Passo 1 – Verifique o exemplo  abaixo

Prezado(a) Senhor(a),

De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.

Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Rosana Lemos

Estudaremos, agora, todas as características essenciais da carta de apresentação.

6277356510 45d88ca9d2 Como fazer uma carta de apresentação de uma empresaamericaswildlife/Flickr

Passo 2 – Pronome de Tratamento

” Prezado(a) Senhor(a)”

Você deve sempre ter em mente pronomes de tratamento adequados. Nunca utilize “você” por ser altamente pessoal. Seja direto e simples. Não abuse dos pronomes o que faz com que o texto fique chato.

Passo 3 – Apresentação

“De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.”

Na apresentação, devemos dizer de onde conseguimos a informação da existência do contato da empresa. Se, e somente se, alguém indicou seu currículo e ele já é aguardado pela empresa, cite que foi uma indicação, para que a pessoa que está aguardando seu contato consiga identificar. Se é um processo seletivo para uma vaga específica, cite que você está entrando em contato para o processo seletivo para a vaga x, se o processo possuir algum código específico, utilize-o.Em outros casos, diga, apenas, que estava pesquisando na internet e com amigos boas empresas para trabalhar e descobriu esta.

Passo 4 – Resumo do Currículo

“Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.”

Neste ponto, devemos resumir todo nosso currículo em poucas linhas. O que há de mais importante na sua vida profissional? Tente dar foco à experiência profissional ou a habilidades pouco convencionais. Mas, sempre deve-se tentar ser simples e rápido. Não conte todos os cursos que você fez, mas tente, como foi feito em nosso exemplo, dizer a experiência como um todo e o ramo de atuação em geral.

Passo 5 – Objetivos

“Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.”

Uma parte importante da carta de apresentação é o objetivo apresentado. Aqui, normalmente, deve ser apresentado, também, a motivação para ocupar a vaga. Mais uma vez, busque a simplicidade. Não dê rodeios intermináveis sobre sua história de vida, mas de uma maneira rápida diga o que você está quer buscar com o cargo.

5186511557 8087fa259d Como fazer uma carta de apresentação de uma empresanhse/Flickr

Passo 6 – Despedida

“Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.”

Não há segredos nesta parte. O que muda, apenas, é a forma de escrever a mesma frase. Diga que está a disposição para contatos posteriores. Só.

Passo 7 -Assinatura

Rosana Lemos


Por fim, use sua assinatura

Você pode perceber que não existem dificuldades para elaborar a carta de apresentação. Apenas seja objetivo e tudo sairá ao desejo da empresa.

(imagem destaque: nhse/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !