Como fazer uma carta de recomendação


LSTWRD4_C (2)

As cartas de recomendação são escritas pelo antigo supervisor e servem para aquelas pessoas que estão em busca de um novo emprego. Elas precisam ser feitas com bastante cuidado, porque podem resultar em determinadas ações que afetam tanto o candidato à uma vaga na nova empresa, como também o antigo chefe. Para fazer isso, basta ter um programa de edição de textos em seu computador, como o Word, por exemplo, e ainda todas as informações necessárias que possam ajudar o antigo subordinado a pleitear uma nova oportunidade no mercado de trabalho.biologist work on board with personal computer w725 h483 600x250 Como fazer uma carta de recomendaçãoVeja então o passo a passo de como fazer uma carta de recomendação:

1)      Abra um documento em branco no Word;

2)      Escreva a seguinte frase “Carta de Recomendação”, em negrito e centralizado;

3)      Pule duas linhas;

4)      Na terceira linha, escreva o nome da empresa no lado esquerdo da página;

5)      Pule uma linha;

6)      Escreva o local e a data no canto direito;

7)      Pule três linhas;

8)      Escreva a seguinte frase “A fulano de tal, ou empresa tal”. Coloque vírgula e pule uma linha;

9)      Comece a frase com o nome inteiro do seu antigo funcionário, o que você está fazendo e a carta de recomendação. Coloque o nome completo e em caixa alta. Coloque vírgula;

10)  Escreva a seguinte frase “conheço fulano, profissão tal” e acrescente em seguida as qualidades dele, tais como “responsável”, “dinâmico”, “pró-ativo” e quantas forem necessárias.

11)  Inicie uma nova frase dessa maneira “Trabalhou para esta instituição no período de dia, mês e ano até o dia, mês e ano de saída”. Coloque vírgula;

12)  Descreva as atividades que o ex-funcionário exercia e acrescente no final dessa frase “sob minha supervisão direta”.

13)  Comece uma nova frase indicando ainda a conduta da pessoa. Por exemplo, “em todos esses anos, ele manteve conduta profissional e pessoal em perfeitas condições, por isso faço esta recomendação pelos seus serviços”.

14)   Pule uma linha;

15)  Escreva “atenciosamente” e coloque uma vírgula;

16)  Pule duas linhas;

17)  Na terceira linha escreva o seu nome inteiro, em caixa alta e logo abaixo o cargo em caixa baixa.

Antes de fazer uma carta de recomendação, obtenha as informações a respeito das possíveis implicações legais. Por exemplo, não forneça boas referências de um funcionário que tenha sido demitido por conduta desonesta, porque se você declarar de maneira errada que a pessoa é de confiança sem saber exatamente se isso é verdadeiro, pode sofrer processo por negligência pela empresa que estiver contratando esse seu ex-funcionário. Essa situação pode ser evitada se você deixar claro que a sua recomendação foi feita baseada na boa-fé. Mas por dar uma certa dose de trabalho, não arrisque.3853085609 70e972bef0 b 600x250 Como fazer uma carta de recomendaçãoMais uma dica: se você realmente acredita que seu ex-empregado tem toda capacidade e atende todos os requisitos pedidos pelo novo emprego, não hesite e mostre todo o seu ânimo cobrado pelo novo emprego. Isso porque uma carta de recomendação com muitas limitações pode ser entendida como uma boa dose de indiferença. Agora que já sabe como fazer uma carta de recomendação, ajude seus ex-subordinados a arrumarem um bom emprego.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !