Como fazer uma colcha de crochê


5708191786_aeb974e1a2

As colchas de crochê dão um charme especial ao quarto e combina com ambientes decorados no estilo romântico, artesanal ou rústico. Os fios para a execução de uma receita depende do resultado que se espera, confira:

  • Se desejar um trabalho refinado e chic prefira linhas finas na cor crua ou algum tom nude; Sugestão de linha: Cléia da Circulo e agulha nº 1,65, 1,75, 2,00, 2,50 ou 3, depende muito da preferência de cada artesão.
  • Se desejar obter uma colcha colorida e alegre, uma linha mais grossa como a Anne da Círculo e agulha de crochê 3,00, 3,50 ou 4,00 são boas opções.
  • Se deseja confeccionar uma colcha rústica, o barbante fino com agulha de crochê 3,00, 3,50 ou 4,00 dão um resultado bonito. Outra opção para esse estilo é o barbante Barroco, que vem mesclado em cores clássicas.E se o objetivo for obter uma colcha aconchegante, confeccioná-la com lã de toque macio é uma boa alternativa. Escolha a lã e consulte no rótulo qual é a agulha mais recomendada.

5707634669 b597daf1c9 Como fazer uma colcha de crochêE l i a n a R e i n a l d o/Flickr

Materiais

Para fazer uma colcha de casal de crochê aconchegante em degrade de rosa, você irá precisar de:

  • 2 novelos de lã rosa bebê de 100 gramas
  • 2 novelos de lã na cor rosa chá ou rosa chiclete de 100 gramas
  • 2 novelos de lã na cor pink de 100 gramas
  • Agulha proporcional à lã escolhida
  • Agulha de tapeceiro (agulha de mão grande)

Como fazer

4314708584 f647725253 Como fazer uma colcha de crochêphotographerpandora/Flickr

 

  1. Com a lã mais clara faça 10 correntinhas e feche-a, formando um círculo.
  2. Faça nesse círculo 3 pontos altos + 2 correntinhas 4 vezes. Ao fechar essa carreira, é preciso que se tenha 4 grupos de pontos altos e 4 grupos de correntinhas. Sendo assim, o trabalho já toma o formato quadrado, ideal para continuar.
  3.  Faça 3 correntinhas e suba para a carreira de cima.
  4. Em cada grupo de correntinhas da carreira anterior (2ª) faça 3 pontos altos + 2 correntinhas + 3 pontos altos. Onde tem ponto alto na carreira anterior faça agora 3 correntinhas. Seguindo assim, você notará que o trabalho continua no formato quadrado.
  5. A terceira e a quarta carreiras têm que ser com a cor média repetindo o passo 4.
  6. Com a cor em tom mais forte, suba 3 correntinhas e repita a mesma orientação do passo 4: Faça 3 pontos altos + 2 correntinhas + 3 pontos altos. Onde tem ponto alto na carreira anterior faça agora 3 correntinhas.
  7. Arremate.
  8. O quadrado de crochê deverá ter atingido um tamanho aproximado de 15 cm X 15 cm. Para formar a colcha basta calcular quantos quadrados precisará na horizontal e na vertical para que se atinja o tamanho desejado.
  9. Por exemplo, para uma colcha de casal tamanho normal, você precisará emendar 12 quadrados para formar a largura da colcha e 17 para formar o comprimento. Ao todo serão 204 quadrados.
  10. Coloque 1 metro da lã mais escura na agulha de tapeceiro e emende 12 quadrados e reserve. Emende mais 12 quadrados e reserve, assim sucessivamente até terminar os quadrados. Você terá ao final 17 tiras de 12 quadrados emendados.
  11. Emende as tiras, formando a colcha com 12 X 17 quadrados de crochê.

5708217932 0b1ec33706 Como fazer uma colcha de crochêE l i a n a R e i n a l d o/Flickr

Dicas

  • Procure comprar as lãs da mesma marca para que o trabalho fique harmônico. Caso não seja possível escolha então, pela espessura do fio, garanta que todos sejam o mais semelhante possível.
  • A mesma receita, se feita com fios finos, como por exemplo, se utilizar a linha Cléia, a colcha ficará menor, sendo necessário aumentar os pontos ou o número de quadrados.
  • Se preferir faça franja ao redor da colcha, igual às de cachecol. Para isso compre mais 2 novelos na cor mais escura.
  • Outras combinações bonitas: cru, bege e marrom; Lilás, roxo e roxo mais escuro; verde água, verde médio e verde oliva.

Aproveite essas dicas e passo a passo para confeccionar lindas colchas de solteiro, casal, mantas para sofá e renove a decoração da sua casa!

 (Imagem Destaque:  E l i a n a R e i n a l d o/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post