Como fazer uma colcha em patchwork


A colcha de retalhos é muito famosa no Brasil. Já serviu de inspiração para música sertaneja e agora está mais fashion, sendo chamada de colcha de patchwork.

Existe uma diferença entre a colcha de retalhos e a colcha de patchwork. A diferença é que a colcha de retalhos consistia em aproveitar pedaços de pano e não se tinha muita preocupação com o visual, hoje, com a aplicação da técnica patchwork, a emenda cria desenhos geométricos, abstratos e até mais complexos, como flores, com detalhes riquíssimos.

Quem tem habilidade para produzir patchwork pode começar escolhendo retalhos para depois costurá-los montando quadrados, que serão emendados formando a colcha.

Para quem não tem tanta habilidade, a seguir mostraremos algumas opções para montar uma colcha em patchwork.

colcha3 Como fazer uma colcha em patchwork

Via Flickr

Modelo 1

Para fazer uma colcha para cama de casal tamanho comum (1,88 X 1,38), você irá emendar retalhos quadrados de forma que atinja o tamanho aproximado de 2,20 X 1,80, tamanho que permite uma caída nas laterais e nos pés da cama.

  • Compre 2 tipos diferentes de tecidos, em algodão (2 metros de cada), ou aproveite retalhos que tenha em casa, tentando sempre uma harmonia de cores. Se for comprar, o tecido pode ser estampado, liso, um liso e o outro estampado, fica a seu critério;
  • Corte o tecido em quadrados de 20 cm. Ao todo serão 99 quadrados, 50 de um tecido e 49 de outro;
  • Emende 9 quadrados com costura de 1 cm de profundidade;
  • Emende 11 tiras com 9 quadrados e depois emende as tiras com costura de 1 cm de profundidade, formando um pano grande de aproximadamente 2,20 X 1,80;
  • Se preferir, forre com um tecido de lençol e faça a barra ou pregue um babado de lesie nas 3 bordas que ficarão aparente: as duas laterais e os pés da cama. Como a borda da cabeceira fica escondida, não há a necessidade de acabamento refinado.
    colcha1 Como fazer uma colcha em patchwork

    Via Flickr

Modelo 2

  • Compre 2 metros de tecido escuro, estampado ou liso, e 1,50 metro de tecido claro liso;
  • Corte a mesma quantidade de quadrados do modelo anterior, mas dessa vez menores, 10 X 10 com o tecido escuro;
  • Com o tecido claro, corte tiras de 5 cm e costure-as nas bordas dos quadrados, como uma moldura;
  • Depois faça 11 tiras com 9 quadrados, em cada, já emoldurados;
  • Emende as 11 tiras formando uma colcha de aproximadamente 2,20 X 1,80;
  • Finalize fazendo uma barra com ou sem babado, da forma que preferir.

Variação: colcha de patchwork de crochê ou tricô

Quem domina as técnicas de crochê ou tricô pode fazer uma colcha de patchwork diferente.

  • Faça 99 quadrados de tricô ou de crochê com aproximadamente 20 cm, em cores e texturas diferentes ou iguais, como você preferir;
  • Faça 11 tiras com 9 quadrados e depois emende as 11 tiras formando uma colcha de aproximadamente 2,20 X 1,80. Finalize passando um bico de crochê em volta.

Se você quiser uma colcha de inverno faça com lã. Para uma colcha de verão, use um fio grosso de crochê ou um barbante fino.

colcha2 Como fazer uma colcha em patchwork

Via Flickr

É possível conseguir colchas diferentes usando o mesmo fio e os mesmos pontos, apenas mudando as cores. Combine tons como marrom com nude, rosa chá com verde oliva, azul marinho com nude e vermelho (navy), pink com branco, turquesa com azul bic, entre outras combinações.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !