Como fazer uma dieta balanceada


appetizer-21524_640

Emagrecer e conquistar o corpo dos seus sonhos é o desejo de todas as pessoas que estão acima do peso, e, talvez por esse motivo, elas sempre estão à procura de dietas milagrosas que as ajudem a perder rapidamente os quilos em excesso que acumularam ao longo da vida, cometendo assim, o terrível erro de se submeterem a dietas malucas, super restritivas e que colocam a saúde em risco.

No entanto, o que os mais gordinhos deveriam almejar além de perder peso, é não recuperá-los nunca mais. Será que isto é possível? Claro que sim… e a única maneira de atingir esse objetivo é fazer uma reeducação alimentar e aprender a comer corretamente, consumindo o necessário em refeições balanceadas, fazendo exercícios regulares e adotando um novo estilo de vida.

Se você tem problemas com excesso de peso, já recorreu a centenas de malabarismos para ter um corpo escultural, mas sempre volta à estaca zero, acompanhe nossas dicas. Acredite, a alimentação correta e balanceada é a única forma de conseguir manter seu peso por toda a sua vida.

belly 2473 640 Cópia Como fazer uma dieta balanceadaPublicDomainPictures/Pixabay

Como fazer uma dieta balanceada

Passo 1

Consulte um médico para fazer exames básicos e assim detectar algum possível desequilíbrio na saúde. É de extrema importância saber a taxa de glicose, colesterol e triglicérides.

Passo 2

Anote em um caderno, por uma semana, tudo o que você come durante o dia, assim como a quantidade de cada alimento e os horários que você costuma se alimentar. A razão desse procedimento é que muitas pessoas reclamam que comem pouco e mesmo assim não perdem peso. Anotar seus hábitos antes de iniciar a dieta é uma oportunidade de saber onde você está errando e se os alimentos que está consumindo são calóricos ou gordurosos demais.

Passo 3

4926092996 b8788cda0e Cópia Como fazer uma dieta balanceadao5com/Flickr

Não dispense o café da manha. A primeira refeição é a mais importante pois lhe sustentará a ponto de não morrer de fome toda vez que se deparar com um chocolate. Inclua nesta refeição:

  • 1 porção de fruta ou suco de fruta natural (é preferível comer a frutain naturapela quantidade de fibras que ela contém)
  • 1 porção de carboidrato: escolha um desses alimentos – 2 fatias de pão integral, 3 biscoitos de água e sal, ou ½ pão francês.
  • 1 porção de leite ou seus derivados como queijo branco, iogurte, ricota, requeijão, etc.

Passo 4

Coma uma fruta ou barra de cereais no meio da manhã – entre 9 e 10 horas. Este hábito lhe ajudará a não ter muita fome na hora do almoço.

Passo 5

Esqueça as gorduras e sanduíches na hora do almoço. Se você deseja perder peso fazendo uma refeição balanceada consuma:

  • 1 porção de carboidrato: aproximadamente ½ xícara de chá de arroz, macarrão ou batatas.
  • 1 porção de proteína: o tamanho que se recomenda é o da sua palma da mão sem os dedos. Prefira também proteínas magras como peixe assado, ovos cozidos, peito de frango ou carne bovina magra.
  • 1 porção de gordura: 1 colher de sopa de azeite ou maionese light, margarina, etc (prefira sempre o azeite)
  • Legumes e verduras à vontade. Estes itens são super importantes para obter saciedade e para o bom funcionamento dos intestinos, além de terem baixíssimas calorias.

Passo 6

apple 2311 640 Cópia Como fazer uma dieta balanceadaPublicDomainPictures/Pixabay

Faça uma refeição leve no meio da tarde: Uma fruta, um iogurte light ou uma barra de cereais ajudarão a chegar sem muita fome na hora do jantar

Passo 7

Escolha para o jantar um sanduíche com pão integral, fatias de alface, tomate, peito de peru light, ricota, etc. Ou consuma um filé de peixe grelhado com legumes e verduras – evite o consumo de carboidratos nesta refeição.

Passo 8

Tome um suco antes de dormir, um chá ou ainda um iogurte light.

Dicas

7440364492 29b1b67bb5 Cópia Como fazer uma dieta balanceada
TipsTimes/Flickr

  • Não tenha medo dos carboidratos! Muitas pessoas excluem este alimento nas dietas, julgando que eles são os vilões da obesidade – grande erro! Os carboidratos são importantíssimos para manter seu pique e energia.
  • Varie sempre os alimentos para não enjoar.
  • Faça um cardápio no inicio da semana e já providencie tudo o que vai consumir. Se faltar opções você certamente vai atacar alimentos proibidos.
  • Mexa-se. Dieta balanceada aliada com exercícios é o que existe de melhor para perder peso.

E aí? Disposto a mudar o seu estilo de vida? Comece já e você verá quantos benefícios você receberá!

Boa sorte!

 (Imagem Destaque: PublicDomainPictures/Pixabay )

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !