Como fazer uma folha de pagamento


7457609664_4b12013c32-F550x450

A folha de pagamento é um documento que identifica os dados do trabalhador e, de forma resumida, aponta todos os recebíveis e desconto. Também conhecida como holerite, a folha de pagamento esclarece cada encargo e desconto devido e também cada benefício ao qual o trabalhador tenha direito. Além dessas informações, podem ser encontradas informações pessoais, da empresa, entre outros elementos. É obrigatório o fornecimento por parte do empregador, visto que com isso, o empregado poderá comprovar vínculo e, assim, pleitear abertura de crédito, entre outros. Para elabora-la não é muito difícil e pode-se seguir um padrão.

  1. Utilize um editor de texto básico. Se preferir algo mais elaborado poderá utilizar um programa gráfico, como o coreldraw por exemplo.
  2. Insira todos os dados da empresa no canto superior esquerdo da página. Deve constar a razão social da empresa, endereço completo, numero do cnpj, cidade e estado. No canto superior direito deve preencher o motivo daquela folha em especial. Ex: Pagamento de salário ou Pagamento de férias. Deve também constar o mês referente ao pagamento ou o  período aquisitivo em caso de férias.
  3. Separe essas informações com uma linha.
  4. Na linha abaixo, insira todas as informações referentes ao funcionário. Deve aparecer o nome do funcionário, o cargo e a data de admissão.
  5. Faça uma tabela que contenha cinco colunas e quatro linhas.
  6. Na primeira linha insira os dados na seguinte ordem: código, descrição, referência, vencimentos e descontos. A CLT discrimina um código pra cada descrição da folha de pagamento, seja ela desconto ou vencimento. 
  7. No campo descrição, insira o motivo daquele recebimento ou desconto. 
  8. No campo referência, insira a quantidade a ser acrescida ou descontada, seja ela em horas ou percentuais.
  9. No campo vencimentos, insira apenas o que o funcionário receberá por aquele trabalho.
  10. No campo descontos deverá inserir os descontos devido para aquele mês.
  11. Abaixo dos vencimentos, na quarta coluna e na terceira linha, escreva o total de vencimentos. Abaixo de descontos, na quinta coluna, escreva o total de descontos. 
  12. Na quarta linha escreva o valor líquido, já subtraído os descontos do vencimento.
  13. Na linha seguinte escreva algumas informações adicionais. Ex: Salário base, Base do salário de contribuição ao INSS, Base de cálculo do FGTS, Total do FGTS do mês, Base de cálculo do IRRF e a faixa de desconto do IRRF.
  14. Por fim, escreva a frase: DECLARO TER RECEBIDO A IMPORTÂNCIA LÍQUIDA DISCRIMINADA NESTE RECIBO.
  15. Inclua um campo para a data e outro para a assinatura do funcionário.
  16. Exemplo de informações do holerite referente à descontos e vencimentos.
  • Descrição                                   Referências         vencimentos              descontos
  • Salário Base                               30                       1000
  • Descanso semanal remunerado    4/30                    200
  • Contribuição sindical                   1/30                                                       40
  • Desconto INSS.                          8,0%                                                      96
Podem existir algumas variações dentro desse mesmo estilo de folha de pagamento, mas o importante é que todas as informações sejam claras. Boa sorte e sucesso sempre.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !