Como fazer uma fundamentação teórica


Via Flickr

A fundamentação teórica é a parte mais extensa de um trabalho acadêmico. É nessa parte que o pesquisador deve amarrar seu projeto através de argumentos e leituras complementares.  Fazer uma boa fundamentação para um trabalho de pesquisa, significa buscar e encontrar justificativas, partir ao encontro dos objetivos propostos e, antes de tudo, compreender essa parte como fundamental para chegar a qualquer consideração pelo projeto. Sem uma boa fundamentação, não haverá ponto de partida e muito menos linha de chegada. É a partir dessa etapa que os objetivos vão se estabelecendo e as justificativas vão se comprovando. Utilize as dicas a seguir e faça uma excelente fundamentação para seu artigo, trabalho, projeto de final de curso entre outros.

5432156247 94a8b49f9b Como fazer uma fundamentação teórica

Via Flickr

Projeto para a fundamentação

  1. Antes de começar escrever qualquer fundamentação deve estabelecer quais os objetivos para tal trabalho. Somente é valida se existir objetivos.
  2. Justifique seus objetivos e a necessidade de fazer um trabalho a partir do viés escolhido.
  3. Ainda antes de escrever, deve decidir quais autores e livros que farão parte das suas leituras. Inclusive se serão leituras obrigatórias ou complementares.
  4. Tenha em mente as etapas a serem escritas sempre dentro do esquema, introdução, desenvolvimento e conclusão.
  5. Prepare fichamentos como facilitador da pesquisa. Os fichamentos consiste em elencar, através de fichas, os livros e os autores estudados. É importante fazer um pequeno resumo do livro, citar a origem do pensamento exposto na leitura e qual linha é seguida pelo autor. Também já deve elaborar a referência dessa leitura. Todos os pontos pertinentes devem ser anotados em tópicos. No entanto não deve estender muito a escrita nessa etapa.

Formato da fundamentação teórica

  1. Na primeira etapa deve elencar os autores que já trabalharam com o assunto da pesquisa, citando livros, artigos, pesquisa de campo e todos os materiais que considerar pertinente para o assunto. Caso seu trabalho seja em um autor ou livro específico, deve deixar claro logo no início, mas isso não impede que use outros pensamentos, mesmo que sejam como contraponto. 
  2. Na segunda parte escreva sobre as teorias relativa aos estudos ou a escrita do autor ou dos autores principais do projeto. Exemplo: A escola de Frankfurt ficou famosa pela criação do conceito de cultura de massa, em especial pelo autor Theodor Adorno, assim ainda hoje quando se estuda as vendagens de produtos comunicacionais massivos, sempre se parte desse conceito da famosa escola alemã. 
  3. Para fazer um texto bem específico, é importante partir de uma questão geral para a se chegar a específica. Afinal de contas você precisa justificar a sua pesquisa. Assim supostamente queira fazer um trabalho sobre o estilo de educação e ensino nas escolas Lassalistas, poderá trabalhar anteriormente, conceitos de educadores e pedagogos famosos, como Paulo Freire. Assim poderá justificar se o formato de educação estudado já existe algo escrito ou se é algo inovador. 
4309877147 205642b83c Como fazer uma fundamentação teórica

Via Flickr

Dicas: Tudo o que se escrever num projeto acadêmico científico deve ser comprovado através de citações. Não adianta dizer que o conceito de cultura de massa iniciou em Frankfurt se não tiver como provar isso. Apenas seus entendimentos, indagações ou percepções podem ser escritas sem citações. Afirmações definitivas, sempre precisam serem provadas.  Sempre escreva se forma prática e direta sem fazer muitas delongas, para facilitar a leitura. Boa sorte e sucesso sempre!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post