Como fazer uma lareira: passo a passo


lareira

A lareira é conhecida também como fogão de sala, que consiste numa estrutura de tijolos e concreto, presente na casa de muitas pessoas. Geralmente, nas casas onde têm lareira, as pessoas costumam acendê-la em dias muitos frios, com o propósito de se aquecerem.

Antigamente, as lareiras eram vistas com mais frequência nas residências sofisticadas, mas hoje em dia, qualquer pessoa pode ter uma lareira em casa, basta escolher um local ideal na casa e partir para a construção. A lareira é uma tradição muito antiga, sendo que nos primórdios dessa prática a lareira ficava restrita à cozinha das residências e mais tarde, as pessoas começaram a construí-la na sala ou biblioteca das casas, como forma de adorno e decoração.

A lareira é construída de tijolos ou pedras e no alto há uma chaminé para que a fumaça não invada o ambiente. Há outras partes que compõem as lareiras atualmente, como por exemplo: portas de proteção, impedindo as pessoas das faíscas; também é uma forma de proteger os cães e outros animais domésticos. Há também um objeto específico para virar os troncos dentro da lareira, impedindo acidentes, como queimaduras e ainda um abanador para manter o fogo da lareira sempre acesa.

Em lugares muito frios, a lareira ou fogão de sala ainda é muito preservado pelas pessoas, que costumam assistir televisão ou mesmo conversarem sentindo o calor agradável provindo das lareiras.

2412122816 60756ab2c5 z F550x450 Como fazer uma lareira: passo a passo

Via Flickr

Materiais

  • Tijolos (de preferência tijolos comuns, pois o acabamento da lareira pode ser rústico);
  • Cimento;
  • Areia;
  • Talhadeira;
  •  Um ajudante.

Passo a passo

  1. Escolha um local apropriado em sua casa, de preferência na sala ou se sua casa tiver biblioteca ou escritório;
  2. Faça uma boa massa de concreto;
  3. Comece a sentar os tijolos, como se estivesse construindo um pequeno cômodo;
  4. Deixe uma abertura, de mais ou menos 50 cm de altura, é onde será colocada os troncos;
  5. Continue sentando os tijolos e quando atingir uma altura, de mais ou menos um metro e meio, você pode ir diminuindo o tamanho da lareira, para construir a chaminé;
  6. Com a ajuda da talhadeira, você deve cortar a parede da casa para definir a construção da chaminé e também deverá fazer um buraco no teto (laje);
  7. Construa a chaminé do lado de fora com aproximadamente meio metro de altura;
  8. Ao construir a chaminé do lado de fora, tome alguns cuidados, pois você estará no telhado da casa, por isso peça ajuda a alguém para lhe servir (servente);
  9. Faça uma cobertura, pode ser de cimento mesmo, para cobrir a chaminé, evitando que a água da chuva invade a lareira;
  10. Por fim, se você preferir, pode deixar a ladeira sem rebocar e passe um verniz sobre os tijolos para dar um efeito de rústico.
2993428107 80ef788b05 z F550x450 Como fazer uma lareira: passo a passo

Via Flickr

Construir uma lareira requer alguns conhecimentos de pedreiro; se você for construir uma em sua casa, converse com algum profissional para lhe dar algumas dicas e também definir quanto de material você vai usar. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !