Como escrever uma letra de música


VRGKkStODZI-Igm_lom8ubI-hd

Uma bela canção é capaz de levar o pensamento para bem longe, à anos que já passaram como também à imagem de alguém ou uma experiência já vivida. Mas como é possível fazer com que um conjunto de frases com uma composição de instrumentos musicais seja eficiente nisso? Isso se deve ao fato de, muitas vezes, o que está sendo ouvido ser feito da melhor forma possível. Como fazer uma letra de música?4016049216 d663d5e645 500x250 Como escrever uma letra de música Não existe um caminho correto até porque fazer uma bela letra de música requer algumas características que nem todos têm, como um bom conhecimento dos ritmos, do significado das palavras, do jogo que pode ser feito com elas e criatividade. Mas existem alguns outros macetes que podem ajudar e muito a montar uma letra de música.1671754 cdf69d93 600x250 Como escrever uma letra de músicaVeja então o passo-a-passo:

 1)      Saiba, primeiramente, o objetivo dessa letra de música: se é para casais, adultos, mulheres, crianças, se é para alegrar, fazer pensar, contestar um fato político, fazer uma propaganda, participar de uma publicidade, enfim, trace a meta da canção que será escrita por você.

2)      Já definida essa questão, é hora de partir para a inspiração, essa parece ser a mais complicada. As pessoas que lidam diretamente com a criatividade, sejam músicos, escritores, publicitários e muitos outros costumam dizer que não é sempre que as suas criações surgem na mente, elas parecem brotar na hora delas. Mas como então fazer com que elas apareçam? Uma dica é seguir a trilha do que se quer e buscar vivenciar isso. Por exemplo, se a letra da música será voltada para crianças, é preciso participar um pouco do mundo das crianças, ir ao local onde elas ficam, saber o que elas gostam de fazer, escutar as suas palavras e indagações, enfim, tentar enxergar um pouco mais o universo delas.

3)      Conhecer as figuras de linguagem, de pensamento e de palavras da língua portuguesa, é fundamental para poder lidar com as frases e poder fazer trocadilhos, por exemplo. Ter em mente que uma boa composição exige um conhecimento íntimo com o idioma é fundamental.

4)      Muitas vezes, a ideia é realmente fazer uma letra de música que seja sem sentido aparentemente, seguindo uma linguagem não-linear, o que não dispensa o domínio do vernáculo que será usado.

5)      Tente fazer a letra de música de modo que te agrade em primeiro lugar. O artista que elabora seu trabalho com grande dedicação consegue transmitir aos outros uma mensagem que vai muito além do conjunto de frases rimadas. E mesmo que a letra seja feita para ser comercializada, tenha sempre em mente isso.

 Agora que já sabe algumas dicas de como fazer uma bela letra de música é hora de começar os trabalhos. Pegue a caneta e o bloco de anotações e ponha tudo o que vier á mente. Não esqueça de que você é o criador e, portanto, deve-se permitir viajar na imaginação para poder trazer ao papel tudo o que foi visto por lá. Portanto, usufrua da liberdade de pensamento e faça bom proveito disso. Boa sorte!682555 9cb0278a 573x250 Como escrever uma letra de música

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !