Como fazer uma maquete virtual


maquete

Você já pensou em fazer alguma maquete virtual de alguma coisa? Muitas pessoas alimentam este desejo, mas, infelizmente não conseguem aprender e utilizar a ferramenta. Aprenderemos algumas dicas de como fazer, com um passo a passo, uma maquete do tipo virtual.

Teoria do desenho

É necessário entender um pouco sobre desenho e a sua teoria. Entender a presença de X,Y,Z  que fazem com que tenhamos três dimensões. Além disto, é necessário saber como chegamos à construção de uma terceira dimensão no espaço.

Diferença do 2D e do 3D

É importante entender, também, qual é a diferença entre uma imagem que está em 3D, e por isto tem três dimensões, e de uma que está em 2D, e da mesma forma, tem apenas duas dimensões. Normalmente, as maquetes virtuais têm grandes detalhes e abusam de recursos tridimensionais.

text F550x450 Como fazer uma maquete virtualIna Centaur / Flickr

Conhecendo ferramentas computacionais

Uma das partes mais importantes de todo o processo é conhecer ferramentas computacionais que possibilitem a criação de três dimensões. Há ferramentas que são mais básicas, enquanto outras são mais avançadas. O importante é utilizar um pouco de cada uma, conhecer os prós e contras, para então poder entender qual será a melhor ferramenta que você poderá realizar. Há diferença no tipo das ferramentase no preço, mas a maioria delas têm a  opção de demonstração, o que permite que você possa testar e compará-las. Apresentaremos algumas opções:

3.1) Blender Nome: Blender Última Versão: 2.67 Pago? Gratuito Tamanho: 39,00 MB Sistemas Operacionais:  Para Windows XP/Vista/7/8 O Blender é uma ferramenta muito poderosa que pode fazer animações e até mesmo jogos para computadores. Pode atuar em 2D ou 3D. Um dos seus pontos fortes é uma grande comunidade, o que faz que você encontre muitos tutoriais na internet para aprender a utilizar. Além disto, o programa é gratuito e de código liberado para que sempre esteja em atualizações frequentes. 3.2) Trimble SketchUp Free Nome: Trimble SketchUp Versão: Free 8.0.16846 Em Português Pago? Gratuito  34,14 MB Sistemas Operacionais  Para Windows XP/Vista/7/8 Antigamente produzida pelo Google, a ferramenta é vista com bons olhos por todos os iniciantes. Com muitos modelos já prontos, a maioria das pessoas que baixam o programa conseguem fazer projetos interessantes. Há também quantidade consideravel de material disponíveis. 3.3) Cinema 4D Nome: Cinema 4D Versão: 14.041 Pago? Sim, Gratuito para testar Tamanho: 2,00 GB Sistemas Operacionais:  Para Windows XP/Vista/7/8 Uma das diferenças entre este programa e os demais já pode ser vista pelo tamanho. 2 GB é um tamanho consideravel para qualquer programa. O tamanho aumenta e o profissionalismo também. É claro que você pode utilizar o Blender para muitos trabalhos profissionais, mas o Cinema 4D é um dos mais utilizados, principalmente para animações 3D para filmes. 3.4 ) 3D Studio Max Nome: AutoDesk 3DS Max Versão: 2014 16.0 Pago? Sim,  Gratuito para testar Tamanho:  5,12 GB Sistemas Operacionais: Para Windows XP/Vista/7/8 O 3D Studio é uma das ferramentas mais utilizadas para animar objetos em 3D como maquetes. Como o Cinema 4D, é um arquivo grande, mas que permite que você faça quase tudo o que quiser.

4065057666 a737a0c809 z 1 F550x450 Como fazer uma maquete virtualIna Centaur / Flickr

Você está livre para testar qualquer dos programas acima ou outros. Teste e veja qual vale apena começar a aprender. Veja tutoriais e insista até que aprenda de maneira adequada a fazer elementos em 3D.

(Imagem destaque: Eric Haines / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !