Como preparar uma missa


5375446617_b909453528

A Missa católica é uma celebração onde os fiéis recordam a última ceia feita por Jesus. Acontece ao redor de uma mesa (altar) e é um momento de ação de graças, partilha, reflexões de leituras bíblicas, orações, cantos e súplicas.

Para quem se interessa ou quer saber mais sobre a Missa, é importante entender, em primeiro lugar, que:

  • A única pessoa apta a  presidi-la é um sacerdote paramentado e devidamente ordenado pela Igreja Católica Apostólica Romana; portanto, é imprescindível que haja a presença de um padre católico, pois sem ele, a Missa não existe e não acontece
  • Ela não precisa acontecer necessariamente dentro de uma Igreja: e pode perfeitamente ser celebrada em um salão, casa, pátio, jardim, empresa, etc. A única exigência, além do padre, é que exista uma mesa que sirva de altar e os acessórios litúrgicos próprios para a celebração
  • Se você não for um sacerdote católico não poderá “fazer” uma Missa, mas como leigo poderá sim celebrá-la juntamente com o clérigo.
5899587336 ffa7bc7f4f Como preparar uma missa

Via Flickr

Se você tem dúvidas a respeito do assunto, aqui lhe daremos todas as orientações a respeito

Como fazer (celebrar) uma Missa

O que é necessário

  • Local amplo
  • Uma mesa ou altar coberto com toalha branca
  • Um crucifixo para ser colocado no centro do altar, de forma bem visível
  • Um cálice banhado a ouro ou prata – nunca deve ser de vidro ou material inferior
  • Uma patena – prato raso do mesmo material do cálice
  • Âmbulas (potes parecidos com cálices com tampa onde ficarão as hóstias consagradas) – também do mesmo material do cálice
  • Uma vela acesa sobre o altar
  • Missal – livro onde está escrito toda a liturgia
  • Lecionário – livro onde se encontram todas as leituras bíblicas a serem lidas nas Missas (para cada dia do ano)
  • Corporal – pano de linho a ser estendido sobre a toalha do altar e onde ficarão o cálice, a patena e as âmbulas com hóstias a serem consagradas
  • Um recipiente com água para purificação das mãos
  • Vinho puro de uva (aproximadamente 100 ml)
  • Água
  • Pães benzidos – geralmente usam-se hóstias (feitas com farinha e água) pela praticidade na distribuição.
medium 3611686542 Como preparar uma missa

Via Flickr

Ritos Iniciais

  1. Entre no local, procure um lugar e aguarde em silêncio o inicio da celebração.
  2. Permaneça em pé enquanto o celebrante entra e está tocando o canto de entrada. Procure participar, sempre orientado pelo sacerdote.
  3. Faça o Sinal da Cruz.
  4. Peça perdão pelos erros cometidos no momento do Ato Penitencial.
  5. Estenda as mãos com a palma voltada para cima, a fim de receber o perdão de Deus
  6. Cante o Glória, agradecendo a Deus pelas graças e pelo perdão recebido.
  7. Em pensamento ofereça a Missa pelas intenções pelas quais deseja celebrar – enquanto o padre faz a oração da coleta, após o Glória.

Liturgia da Palavra

  1. Sente-se para acompanhar os trechos do Antigo e Novo Testamento e Salmo que serão lidos no púlpito, por um membro da Assembleia.
  2. Levante-se, junto com todos, para cantar a Aclamação e acompanhar a Leitura do Evangelho, feita apenas pelo sacerdote.
  3. Sente-se novamente e preste atenção à homilia onde o padre fará uma pregação sobre o tema das leituras.
  4. Reze, de pé, a Profissão de fé, onde será confirmada sua fé na Santíssima Trindade e na Igreja Católica com todos os seus dogmas.
medium 4510764354 Como preparar uma missa

Via Flickr

Ofertório

Permaneça sentado pois nesse momento é o sacerdote que fará todo o ritual:

  1. O padre estenderá o corporal no centro do altar e ali colocará o cálice com vinho e uma gota de água e a ãmbula com as hóstias a serem consagradas.
  2. Depois fará uma oração oferecendo a Deus todas as ofertas, como também o pão e o vinho – nesse momento você deve fazer uma oração ofertando a Deus toda sua vida e tudo que for importante para você.
  3. O sacerdote, então, purificará as mãos.

Liturgia Eucarística

  1. Acompanhe e responda as orações que o sacerdote fará – essas orações encontram-se no Missal e nos folhetos que algumas igrejas distribuem.
  2. Cante o Santo em louvor a Deus Pai, e logo após esse canto ajoelhe-se.
  3. Olhe para o altar e acompanhe atentamente e em silêncio este momento – não fique de cabeça baixa.
  4. O sacerdote faz as orações e impõe as mãos sobre o pão e o vinho que, pela fé católica,  se transubstanciarão no corpo e sangue de Jesus Cristo.
  5. O Padre, então, levanta a Hóstia consagrada e o cálice. Olhe com profundo respeito, pois é o momento máximo da Missa.
  6. Logo após, fique em pé e acompanhe todas as orações feitas a seguir: por todos os membros da Igreja vivos ou falecidos, pela Igreja, pelos sacerdotes, Bispos, pelo Papa e todo o povo.
medium 5655498236 Como preparar uma missa

Via Flickr

Rito da Comunhão

  1. Reze, com toda a Assembleia, a oração do Pai Nosso, onde se pede o pão de cada dia, a purificação dos pecados e a proteção de Deus.
  2. Não termine o Pai Nosso com a palavra Amém, pois o sacerdote fará a continuação.
  3. Acompanhe a oração pela paz e, após o convite do sacerdote, cumprimente quem está ao seu lado, desejando a ele a Paz de Jesus Cristo.
  4. Início da fração do pão: gesto que Jesus fez na Última Ceia
  5. Entre na fila se desejar e, quando chegar sua vez, estenda a mão esquerda em forma de concha para receber a hóstia consagrada. Quando o sacerdote colocar a hóstia em sua mão responda Amém, comungue ainda na frente do sacerdote e volte para seu lugar, permanecendo em oração – é importante que, neste momento, você tenha muito respeito e fé.

Ritos Finais

  1. Levante-se quando o padre disser a palavra OREMOS.
  2. Acompanhe a Oração após a comunhão.
  3. Estenda as mãos para receber a Benção Final, encerrando assim a celebração da Missa.
  4. Saia enquanto tocam o canto final.

Lembre-se que todos que participam também celebram a Missa junto com o Padre, pois o mais importante é a unidade do povo de Deus que forma um único corpo, evitando divisões e individualismos. A Missa é um ato sagrado e assim deve ser feita e entendida, pois nela se ora com Deus e não apenas a Deus.

Até a próxima!

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !