Como fazer uma pipa


pipacapa

As pipas são uma ótima forma de diversão para crianças e adultos, e são relativamente fáceis de fazer. Podem envolver pais e filhos na tarefa de confeccioná-las e soltá-las, o que certamente seria uma atividade muito prazerosa de se realizar. Por isso iremos lhe ensinar os passos necessários para fazer a sua própria pipa.

Material necessário:

  • Cola;
  • Tesoura;
  • Papel-de-seda;
  • Varinhas de bambu;
  • Linha.
    pipa3 Como fazer uma pipa

    Via Flickr

Dicas sobre os materiais:

Papel-de-seda:

O papel-de-seda não pode ser muito fino, procure numa papelaria um que seja adequado para fazer a pipa. Ele deve ser um pouco mais resistente à umidade também. A cor da estampa dará um toque especial à beleza da sua pipa.

Varinhas de bambu:

Embora as varinhas (que formarão as hastes que sustentarão a pipa) possam ser feitas de outros materiais, recomenda-se o bambu, pois é leve, resistente e flexível. Você pode comprá-las prontas em papelarias, lojas de artesanato ou fazê-las você mesmo.

Para fazer varinhas de bambu artesanais:

Corte um pedaço do bambu, de um tamanho aproximado de um metro. Divida-o ao meio. A partir daí você terá dois pedaços de aproximadamente cinquenta centímetros. Você irá cortá-lo agora na vertical, com uma faca bem afiada, e com a ajuda de uma pedra ou martelo vá dando leves batidas na ponta da faca, para que ela faça o corte. Tire lascas do bambu, e o corte todo assim. Essas lascas servirão como as hastes no meio da pipa. Por isso deve-se lixá-las, para que não fiquem cortantes, e não representem risco pra quem segura a pipa, ou mesmo cortem a própria pipa.

Linha:

A linha deve ser de algodão, não muito grossa, mas ainda assim resistente. Um tipo de linha adequada é conhecida como “Linha 10”. Você pode encontrá-la em lojas de aviamento e costura ou mesmo em papelarias.

pipa4 Como fazer uma pipa

Via Flickr

Como fazer:

  1. Pegue duas varinhas de bambu do mesmo tamanho, e corte um pedaço de uma delas, de mais ou menos dez centímetros. Dessa forma você terá uma varinha de cinquenta centímetros que será a haste central (vertical), e outra de aproximadamente quarenta centímetros, que será a haste superior (horizontal). Coloque a varinha de quarenta centímetros sobre a outra de cinquenta, de forma que elas façam um formato semelhante a uma cruz. Amarre-as pelo meio com a linha, de forma a ficarem bem juntas, e que uma haste não se desloque em relação à outra. Se quiser, pode adicionar um pouco de cola também;
  2. Recorte o papel-de-seda em um formato quadrado de mais ou menos cinquenta por cinquenta centímetros em cada lado;
  3. Cole a armação com as varinhas no meio do papel. Se sobrar alguma borda, corte-a.
  4. Amarre um pedaço de linha no topo da haste vertical, e amarre a outra ponta desse pedaço na parte inferior da mesma haste, deixe uma pequena folga, de forma que a linha faça uma barriga. Pare que essa linha fique reforçada, você poderá usar entre três a quatro fios.

Teste aerodinâmico e ajustes finais:

Nesse momento a pipa já está quase pronta. Você deverá amarrar a linha pela qual vai soltá-la na linha que está presa na haste do meio, mais ou menos na altura do encontro das hastes (no meio da cruz). A partir daí você deverá fazer o teste aerodinâmico da pipa.p  Procure um espaço aberto e tente soltá-la. Se ela pender para algum dos lados, você poderá colocar na sua lateral algumas tiras de papel-de-seda a fim de equilibrar o peso. Faça isso, até que ela somente suba na hora de soltá-la.

pipa2 Como fazer uma pipa

Via Flickr

Caso necessário, você também pode criar um rabo pra ela. Para isso, pegue um pedaço de linha e cole tiras de papel-de-seda nele. Da mesma forma que a dica acima, isso serve para manter o equilíbrio e posição da pipa no ar, portanto confeccione-o de forma a compensar algum voo incorreto que a pipa esteja fazendo.

Esperamos que você se divirta com a sua pipa!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !