Como fazer uma procuração


6303258709_324d0bb9c3

Procuração é um documento muito importante pelo qual uma pessoa nomeia outra com poderes absolutos para resolver determinados problemas, é aconselhável que, ao passar uma procuração, se tenha total confiança na pessoa a qual os poderes da mesma serão investidos.  Assim sendo a procuração constitui um ato, geralmente por escrito, no qual uma pessoa confere a outra poderes para agir em seu nome, representando-a em determinado assunto ou questão.5382873840 9c7e1cb98e 500x250 Como fazer uma procuração

  • Ao fazer uma procuração, primeiro você deve definir o tipo e quais os poderes estão sendo concedidos.
  • Se for uma procuração simples, a mesma é registrada em cartório, com reconhecimento de firma do outorgado(pessoa que delega os poderes) ou com registro do documento público.
  • Uma vez passada a procuração, quem a possuir terá poderes, o que requer uma dose extra de atenção para que o representante não se exceda na representação. Portanto é muito importante que tudo fique muito bem explicado, o tipo de representação e sua amplitude.
  • Se o caso for uma procuração para banco, não pode faltar que o outorgado deve ter poderes para dar e receber quitações, assinar recibos, realizar negócios financeiros, contratar financiamentos, depósitos, saques, entre outros possíveis direitos. Esse tipo de procuração só deve ser passado se você realmente confiar em quem vai agir em seu nome, ou se você realmente não estiver em condições de agir em causa própria.
  • Na procuração de imóvel deve conter que o outorgado(pessoa que está representando) terá direito de administrar os bens, resolver assuntos junto a qualquer repartição pública que envolva o imóvel citado, constituir uma sociedade comercial, abrir e fechar qualquer contrato no período de validade da procuração, vender ou comprar bens, receber ou efetuar pagamentos, entre outros.

Sabendo o que já sabe até o momento, não se esqueça de que é muito importante que você especifique claramente todos os poderes que pretende atribuir ao outro para não ter problemas no futuro. No documento deverá constar o nome completo, número do RG, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e endereço da pessoa a quem você quer passar a procuração. Conheça os passos que deve seguir para passar uma procuração:

1. A pessoa que vai passar a procuração deve procurar um cartório.

2. Quem vai passar deve levar o documento pronto ou utilizar um modelo fornecido pelo cartório.

3. É de suma importância que seja especificado de maneira clara, um por um, todos os poderes que  estão sendo atribuidos ao outro. Exemplo: administrar bens móveis ou imóveis, movimentar contas bancárias, tratar de qualquer assunto junto a uma repartição pública, constituir uma sociedade comercial, fechar um contrato, vender ou comprar algum bem, receber ou efetuar pagamentos, casar, etc.

4. Não esqueça de levar o nome completo, número do RG, CIC e endereço da pessoa a quem você quer passar a procuração, no caso de usar um modelo pronto do cartório.

5. O funcionário certificará a autenticidade da letra mediante a apresentação da sua carteira de identidade (reconhecimento de firma).

Segue abaixo um modelo de procuração:Modelo de Procuração 1 379x500 Como fazer uma procuração

PROCURAÇÃO

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão),inscrito co CPF sob o nº (informar),e no RG nº (informar), residente e domiciliado à ( informar o endereço),na cidade de (informar com sigla do estado).

Poderes: Plenos poderes para representar o outorgante junto ao (especificar o órgão onde a procuração será utilizada, se for o caso), para prática de todos os atos necessários para (descreva a finalidade da procuração), cessando os poderes dessa procuração em (data em que a procuração perde a validade).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(nome do outorgante – assinar acima)

———————

Obs: Reconhecer firma em cartório.

 
Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post