Como fazer uma proposta pedagógica


003

A Proposta Pedagógica é um documento avaliado através dos gestores da escola, que tem o objetivo de propor algo antes que alguns caminhos de criação sejam lançados, baseados nas ações que estão sendo tomadas no presente.

Sendo assim, com a Proposta Pedagógica, tem-se como objetivo uma ação transformadora que tem como conteúdo a decisão para os novos rumos.

Através desse documento a escola passa a ter uma oportunidade para definir o seu currículo e fazer a organização de tempo e espaço, observando cada necessidade de ensino.

004 F550x45012 Como fazer uma proposta pedagógicaWikimedia Commons

Como fazer

Entenda a Proposta

Essa é a identidade que a sua escola terá, pois são com a proposta que questões importantes como a linha de ensino, as diretrizes básicas e o contato com a comunidade serão decididos. Através do documento surge um compromisso sério com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Reunião

A proposta deve ter início em uma reunião que tem como participantes os professores, funcionários, representantes de alunos e pais e também os líderes da comunidade em que a escola é localizada.

Planejamento

O planejamento deve ser feito com base em um plano de ação que define todas as estratégias para que a escola consiga atingir determinada meta ao longo de um período preestabelecido.

O planejamento deve ter além de um plano de ações, um roteiro para que os professores possam aplicar no dia a dia, auxiliando assim a escolha das metodologias que serão utilizadas nas disciplinas.

É fundamental lembrar que o planejamento não contém regras, mas sim a base para as estratégias, pois os métodos dentro da sala de aula podem sempre ter modificações com base na recepção e na participação de cada aluno.

002 F550x45016 Como fazer uma proposta pedagógicaWikimedia Commons

Período

O projeto deve ser feito no início do semestre ou do ano letivo para que o planejamento consiga alcançar todo o período de estudo, desde o começo.

Reavaliação

É fundamental reavaliar a proposta, ou seja, observar cada detalhe ao longo da sua execução, de preferência quinzenalmente, e fazer reuniões periódicas com toda a equipe para fazer avaliações e ver o que está dando certo no plano ou não.

Muitos educadores acreditam que a Proposta Pedagógica está pronta a partir do momento em que ela foi lançada para utilização, mas essa ideia está totalmente equivocada, já que uma proposta de sucesso é aquela que recebe avaliações no mínimo bimestrais e recebem a abertura para aplicar correções ou até para criar novos lançamentos para o período de ensino restante.

Perguntas para saber se a proposta está completa:

  • Quem somos?

Nessa fase, a escola descreve o que é e a quem atende.

  • Onde queremos chegar?

Aqui o objetivo da escola deve ser descrito, observando prioridades educacionais e inclusivas.

  • Como atingir os objetivos?

Nessa fase são estabelecidas as estratégias e ações para que os objetivos sejam alcançados, assim como as ferramentas que devem ser utilizadas.

  • O que fazer?

Etapa importante, pois define o que será feito e abre espaço para ideias novas.

001 F550x45013 Como fazer uma proposta pedagógicaWikimedia Commons

A Proposta Pedagógica é fundamental no planejamento escolar e agora que você conferiu essas dicas, pode começar a pensar em estratégias inovadoras para promover a educação e atingir as metas da sua escola.

 (Imagem destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !