Como fazer uma rifa (modelos de rifas)


Via Flickr

Uma rifa, também denominada de “ação entre amigos”, é a forma de conseguir recursos para um determinado fim(formaturas e construção de igrejas, por exemplo). Com uma aquisição, tenta-se pela venda de um bilhete, em que será vendido o bem adquirido, conseguir mais dinheiro do que pela venda direta do bem. Iremos detalhar mais adiante. Dificuldade: Intermediário. Tempo: 15 – 30 minutos.

4326873241 83896450c4 Como fazer uma rifa (modelos de rifas)

Via Flickr

O que esperam de uma rifa?

As pessoas que compram uma rifa dificilmente compram pelo bem em si. Se você estiver rifando uma bicicleta não será ela o fator determinante para a compra do bilhete. O fator determinante são:

  • O preço: Um bilhete caro dificilmente venderá muito. Quanto mais barato, mais fácil será vender. Mas se, ao contrário, for muito barato a quantidade de vendas não irá compensar ao final. Então, pense em um preço que não seja caro, mas que compense a arrecadação final.
  • Uma causa justa: O que mais interessa aos compradores é o fato de ajudar aos vendedores. Se você não tiver nenhuma causa, mais difícil será cumprir todas as metas.

O que deve conter no bilhete?

  • Motivo da Rifa: Até mesmo para que aconteça uma divulgação boca-a-boca é necessário que o motivo da rifa esteja descrito.
  • Preço: Quando pegar o bilhete, o comprador deve conhecer o preço.
  • Data do Sorteio: Muito importante é conter a data em que o sorteio será efetuado para não ficar perdido quanto a realização do mesmo, ou que em caso de esquecimento eles tenham a que recorrer.
  • Local do Sorteio e horário: O sorteio deve acontecer para todos os que desejarem ir. Então, ter o local gera maior confiança que o sorteio realmente acontecerá.

Prática: fazendo o bilhete

4459851206 2ca72c8f55 Como fazer uma rifa (modelos de rifas)

Via Flickr

Precisamos criar duas partes. A primeira parte, menor e destacável, fica com o vendedor para que tenha o canhoto dos controles da venda com informações como nome completo, endereço e telefone. A segunda parte que fica com o porte do comprador deve ter todas as informações necessárias para que o comprador se senta seguro, como número do bilhete, evento, o que está sendo rifado e para que está sendo rifado, bem como o horário, dia e local do sorteio. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !