Como fazer uma serra circular


4514199590_d09845fce3

Hoje em dia existem muitos dispositivos que visam facilitar os trabalhos manuais no ramo do corte de materiais, principalmente no corte de madeira, a serra circular se destaca.

A serra circular é um dispositivo que possui um disco de corte, que gira em alta rotação, alimentado por um motor elétrico. Ela possui vários tipos de tamanhos e pode ser encontrada a venda em qualquer estabelecimento comercial do ramo de construção, sendo instalada em uma bancada ou de forma portátil.

Mas você sabia que dá para fazer uma serra circular em casa? Não? Então leia este artigo que irá te apresentar todas as dicas de como fazer uma serra circular.

Para fazer uma serra circular é preciso:

  • Possuir um motor elétrico
  • Possuir um motor elétrico
  • Possuir uma base para fixação

4362255410 03f711ace4 Como fazer uma serra circulartoolstop/Flickr

Agora veja os detalhes de como fazer uma serra circular.

Possuir um motor elétrico

Um motor elétrico pode ser encontrado em qualquer loja que venda dispositivos elétricos, em ferros velhos, sendo que existem de vários tamanhos e velocidades. Se você quiser um motor com mais praticidade, porém, com pouca força e velocidade, você poderá utilizar o motor de um secador de cabelo para fazer a sua serra circular. Neste caso você terá que adaptar um eixo para fixar o disco de sua serra circular. A adaptação consiste em fazer um prolongamento do eixo e fazer uma rosca para fixar o disco no eixo do motor. É possível fazer isso se você soldar um eixo roscado no eixo do motor.

Possuir um disco de corte

Os discos de corte para serras circulares podem ser encontrados em qualquer depósito de materiais de construção. E também pode ser encontrado de tamanhos variados de acordo com a aplicação que se deseja.

Possuir uma base para fixação

A base será o local onde você fixará o seu motor elétrico. Sendo que ela deve estar bem fixa para que não haja vibração e risco do motor cair ou se soltar conforme a utilização da serra circular. Então procure uma chapa de aço e faça as furações de acordo com o tamanho de seu motor elétrico. Faça a fixação utilizando parafusos, arruelas e porcas, de preferência a parafusos sextavados ou allen e faça um bom aperto, como se diz na gíria da mecânica, aperte o parafuso até sangrar.

4362254512 b6d1ca91d1 Como fazer uma serra circulartoolstop/Flickr

Agora veja os detalhes de como fazer a sua serra circular.

  1. Arranje a chapa de aço e faça a fixação do motor elétrico. (perceba que a adaptação do eixo do motor para fixação da serra já deve ter sido feita).
  2. Monte a estrutura de sua serra circular. Faça isso utilizando uma bancada, ou um suporte de aço feito de cantoneiras. A base onde está fixado o motor deve estar deve estar abaixo da bancada.
  3. Faça os testes e utilizando barras de madeira.

Você poderá melhorar a vida útil do motor elétrico (se for utilizar um motor de secador) instalando pequenos exaustores para refrigerar. Já os motores elétricos comprados em lojas do ramo já vêm com um sistema de ventilação, que auxilia no processo de refrigeração.

Enfim, essas são as dicas para fazer uma serra circular, então faça já a sua e boa sorte.

(imagem destaque: toolstop/Flickr)