Como fazer uma touca de crochê passo a passo


Via Flickr

A touca de crochê arremata looks despojados e casuais com charme e elegância e o melhor é que o custo é bem mais baixo se comparada com as compradas prontas. O baixo custo é devido ao fio que além de barato vai pouco para confecção de uma peça e pela mão de obra que é barata por ser um trabalho rápido e fácil de se executar. Como vê são vários os motivos para que você comece já a executar receitas simples e bonitas para produzir peças para uso próprio, para fazer estoque e vender quando a temporada fria chegar ou para dar de presentes. Uma simples mudança de cores e tons dos fios, lã ou fio de crochê, já se tem um estilo completamente novo, por exemplo:

3287032488 3f9ed465b9 Como fazer uma touca de crochê passo a passo

Via Flickr

  • Amarelo, preto, verde e vermelho lembram o reggae.
  • Branco, azul escuro e vermelho podem remeter à bandeira americana.
  • Da mesma forma que se usar as cores da nossa bandeira, a touca terá um ar bem patriota.
  • Nude, Marinho e vermelho lembram o estilo navy.
  • Rosas emprestam romantismo à touca.
  • As pretas e roxas remetem ao rock\’in roll.
  • Tons neutros como nude, marinho, marrom, verde oliva agradam pessoas discretas, se for fazer para vender, garanta algumas nessas cores.

Quanto ao tamanho, faça a primeira tomando por base a medida da sua cabeça e ajuste conforme necessário, pois uma mesma receita pode resultar em trabalhos diferentes, podem variar de pessoa para pessoa. Os pontos do crochê cedem menos que os pontos de tricô e por esse motivo é importante variar a quantidade de pontos para que sirva para seus futuros clientes.

Para fazer uma touca de lã, você irá precisar de:

  • 1 novelo de 40 gramas de lã
  • Agulha de crochê para fio grosso.

Passo a Passo:

  1. Faça quantas correntinhas forem necessárias para dar uma volta justa na sua cabeça. Feche formando um círculo.
  2. Faça 3 correntinhas e pontos altos a partir do quarto elo da correntinha. Um ponto alto por elo da correntinha até o final da carreira.
  3. Na segunda, terceira, quarta e quinta carreira faça 4 pontos altos + 3 correntinhas por toda a carreira. A partir da terceira carreira alterne os pontos. Onde for ponto alto faça correntinha e vice versa.
  4. A partir da sexta carreira, você irá continuar da mesma forma, mas diminuindo pontos para que a touca comece a tomar forma.
  5. Para diminuir pontos faça da seguinte maneira: a cada carreira diminua um ponto da correntinha, até que a carreira fique toda em pontos altos (como a primeira). Nas últimas carreiras faça 4 pontos altos e arremate um (pegando 2 pontos de uma vez).
1551481432 6fae9cedaa Como fazer uma touca de crochê passo a passo

Via Flickr

Esse modelo fica com aproximadamente 20 carreiras, mas o tamanho da touca depende da espessura do fio, do ponto de cada pessoa (se é justo ou frouxo) e da agulha utilizada. A primeira é sempre um teste. Algumas pessoas preferem a touca mais funda outras já preferem mais rasas, ajuste a quantidade de pontos e de carreiras para atingir o ideal para você ou para quem vai usar a touca. Se preferir poderá fazer um bico de crochê em volta da touca e também amarrar pompons no alto da touca.  Com criatividade dá para criar várias toucas diferentes com uma única receita. Coloque a criatividade para trabalhar e ganhe dinheiro, toucas sempre vendem bem!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !