Como fazer velas artesanais


vela

vela 285x175 Como fazer velas artesanais

Confeccionar velas caseiras além de ser simples, dá asas à imaginação e funciona como uma ótima terapia ocupacional. Neste guia Comofas, aprenda os passos básicos da produção de velas, perfumadas ou não, utilizando parafina e outros materiais fáceis de encontrar. Você vai precisar de uma panela, parafina (ou uma vela que possa derreter), essências aromatizantes, moldes de vela, lápis, colher de pau, faca e azeite.

Passo a Passo

1) Compre uma vela barata ou parafina.

parafina 285x175 Como fazer velas artesanais

2) Prepare o molde, untando seu interior com azeite em uma toalha de papel. Enquanto isso, derreta a cera numa panela em banho-maria, mexendo ocasionalmente até que toda a parafina esteja derretida.

01Aa 2 250x175 Como fazer velas artesanais

3) Adicione perfume à cera já em estado líquido. Use o perfume de sua preferência, existem ainda essências próprias para velas, que podem ser adquiridas em lojas especializadas. Há ainda corantes que podem ser adicionados, muitos deles apresentam também aroma.

escolha a essencia de sua vela 14006C 285x175 Como fazer velas artesanais

4) Prenda o pavio, que pode ser feito com barbante, na parte inferior do molde (que normalmente apresenta uma guia para pavio), o barbante utilizado deve ter um comprimento cerca de 5 cm  maior que o molde. Preencha o fundo do molde com um pouco de cera quente e deixe endurecer. Após isso preencha o restante com a cera.

52213 285x175 Como fazer velas artesanais

5) Puxe cuidadosamente o pavio e mantenha-o em linha reta. Em seguida prenda-o em um lápis ou palito, em cima do molde, para mantê-lo em linha reta. Deixe esfriar por 24 horas.

6) Após isso retire a vela do molde e corte o excesso de pavio. Sua vela já está pronta para usar.

images 17 194x175 Como fazer velas artesanais

 

 


9 replies to this post
  1. Vocês sabem o que significa TERAPIA OCUPACIONAL? Antes de ficarem postando qualquer coisa, sem fundamentos procurem pesquisar.
    “A Terapia Ocupacional, profissão da aréa de saúde, regulamentada em nível superior, trabalha com atividades humanas, planeja e organiza o cotidiano (dia-a-dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de autonomia e independência possível.” ( COFFITO)

    Portanto, confeccionar velas artesanais NÃO É uma terapia ocupacional.

    • Sua vida é tão vazia a ponto de se afetar tanto com uma expressão usada em um tutorial?
      Não houve qualquer pretensão científica no uso das palavras “terapia ocupacional” dentro do texto, qualquer criança entenderia que a intenção é apenas de sugerir que tal atividade pode ser utilizada para preencher um tempo ocioso. De qualquer modo o ato de produzir velas artesanais poderia perfeitamente se encaixar dentro da definição exposta no seu comentário. Recomendo que o faça para diminuir o stress.
      Abraços