Como fazer voz gutural


3489267723_ea6af16071

Se você canta ou tem vontade de cantar, já deve ter ouvido falar em voz gutural e fica imaginando como o cara ou a mina da sua banda preferida, consegue fazer aquilo, né?  A origem deste termo gutural está ligado ao latim, vem de guttur  que significa goela. O som que se produz neste tipo de voz é algo bem característico que alia energia, agressividade, num som rouco e grave.

O estilo gutural é muito usado em bandas de estilo doom, Black metal, gótico, metalcore, deathcore, e também no symphonic metal.

Nomes como Death, Possessed, Napalm Death e Cannibal Corpse , são referências de grupos de som pesado, com elementos guturais no vocal. A voz de Chris Barnes, vocalista do Cannibal Corpse, é um ícone do estilo. Reza a lenda que Chris, na tentativa de superar a altura da voz da lenda metal Rob Halford (Judas Priest), inventou o gutural. Será?

Entendidos na cena de som pesado, remetem as priemiras manifestações do gutural no som “Iron man”, do seminal grupo de heavy metal Black Sabbath, e até um som do Pink Floyd com vocais distorcidos, manipulados durante a gravação no estúdio.

6743920947 3610b83eb3 Como fazer voz guturalFora do Eixo/Flickr

A verdade é que o estilo de voz gutural está presente do gótico clássico oitentista de Sisters Of Mercy, até o new metal do Korn em algumas passagens. Alguns estudiosos atentam ao fato da voz gutural dar uma ferrada básica na garganta, prejudicando a voz. Para alguns isto é um mito. Na verdade é uma questão polêmica. Fato é que antes de sair por aí fazendo voz gutural, é preciso saber como e aprender algumas técnicas. Que tal aprender um passo a passo sobre como fazer voz gutural?

  1. Não tenha vergonha: algumas pessoas ficam tímidas e não conseguem alcançar um bom resultado no gutural devido a este fato. Solte a franga e não tenha medo de ser feliz!
  2. Utilize o diafragma: um erro primordial que certamente pode causar danos a sua voz, é o uso excessivo da garganta.  Muitos se enganam achando que é pela força da garganta que se atinge o gutural. Na verdade, é o diafragma que dará potência ao seu urro ou grito. Para quem não sabe, o diafragma é um músculo importante para nossa respiração que fica logo abaixo dos pulmões.
  3. Gritou e doeu a garganta? Você está fazendo isso errado! O correto nesta técnica é puxar o ar pra dentro. Em seguida, você controla a saída do ar com o canto.
  4. Aqui aparece o fator vergonha. No início, a voz gutural será estranha e até engraçada. Não ligue se alguém disser que você está parecendo um pato rouco ou o pato Donald com gripe. Com a prática, brevemente você chegará á perfeição.
  5. Cuidado para não inflar abusivamente o tórax.
  6. Evite beber gelado: a temperatura do liquido muito baixa irá prejudicar seu desempenho.
  7. Ouça sons com vocais guturais: há muitas bandas com vocal gutural feminino e masculino. No Brasil, Sepultura, Ratos de Porão, Cannibal Coffee, são exemplos de voz gutural. A banda americana Walls Of Jericho é outra referência no estilo, com voz feminina. Ouça bastante para ter uma noção do estilo e colocar em prática na sua própria voz.

472104578 7a45432845 Como fazer voz guturalpermanently scatterbrained/Flickr

Com treino e dedicação, certamente você será bem sucedido na voz gutural.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: mseckington/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !