Como fazer xarope de abacaxi


3757954246_bc3dfd0348

O abacaxi, também conhecido como ananás, pertence à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do planeta. A fruta tem uma enorme aceitação em toda parte do mundo, tanto em seu estado natural como industrializado. Trata-se de alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, manganês, potássio, ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. Segundo pesquisas, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações, além contribuir para uma boa digestão.  Sendo rico em fibras solúveis, o abacaxi é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias.mini 500 4340 1229942140119782 500x250 Como fazer xarope de abacaxiNa culinária o abacaxi faz uma verdadeira revolução,sendo protagonista das mais diversas receitas como: mousses, bolos, cremes, sorvetes, saladas, sucos e coquetéis. Além dos pratos quentes como: frango com abacaxi, costelas de porcos com abacaxi, carnes com abacaxi entre outros.flickr 3550625967 hd Como fazer xarope de abacaxi

Como se não bastasse, a fruta ainda possui reconhecido potencial terapêutico como auxiliar no tratamento de moléstias do trato respiratório. Aprenda neste guia como fazer xarope de abacaxi para combater tosse, catarro e congestão pulmonar.

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar

1 abacaxi picado, sem casca e sem miolo

Água

Mel

Modo de preparo:

1) Coloque o açúcar para caramelizar, quando estiver no ponto acrescente abacaxi e água.

2) Deixe ferver até o abacaxi ficar na consistência de uma geléia.

3) Desligue e deixe esfriar até alcançar uma temperatura “morna”.

4) Coloque na peneira e tire da geléia o liquido restante dissolvendo levemente com água, adicione então o mel no líquido.

5) Coloque em um recipiente esterilizado.

DICAS E TRUQUESflickr 3168742874 hd 600x250 Como fazer xarope de abacaxiPara crianças menores de um ano, não é indicado o uso de Mel em receitas, de acordo com o ministério da saúde o mel pode conter substancias e bactérias prejudiciais ao sistema digestório e imunológico do recém nascido, e que podem causar problemas mais graves que uma simples tosse.

Lembre-se de conservar o xarope em local adequado para que ele não acumule bactérias ou estrague com o calor.

Qualquer remédio ou tratamento deve ser feito com acompanhamento médico, apesar de ser caseiro, o mau uso pode causar complicações ou não apresentar nenhum resultado. NUNCA medique crianças ou adultos sem prescrição médica, por mais corriqueiros que sejam os medicamentos usados, o ministério da saúde tenta constantemente alertar a população dos perigos que a auto-medicação pode acarretar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !