Como fritar carne de porco


78936610_0315094311

A carne de porco é uma carne muito versátil podendo ser preparada de diversas formas. O porco inteiro, a costela, o pernil, o joelho, as bistecas e o lombinho são os cortes mais famosos desta carne. Salgada é quem dá o sabor especial à feijoada. Assada, cozida ou frita resulta sempre em pratos saborosos. Hoje é possível encontrar em açougues e supermercados cortes diferenciados da carne de porco, tais como o filé mignon, a alcatra e o coxão mole, bifes ou pedaços de pernil.

Para preparar a carne de porco frita você pode usar o lombinho fatiado, a bisteca de lombo, a bisteca de copa, o bife de pernil, de coxão duro, de coxão mole ou o pernil em pedaços. Os bifes ou pedaços podem ser fritos em natura temperados à milanesa ou empanados. Se o corte escolhido contiver capas de gordura é importante retirar o excesso desta gordura.

É importante também fritá-los sempre em óleo novo e bem aquecido. O acompanhamento ideal para este prato são as saladas de folhas frescas os legumes crus ralados ou cozidos no vapor. Arroz branco ou à grega, batatas à dorè também acompanham bem a carne de porco frita. Frutas cítricas como o abacaxi também podem ser usados como complementos.

4873590753 ae717c7364 Como fritar carne de porcoyosoynuts/Flickr

Receitas

Ingredientes
  • 8 bifes de carne de porco ou 1 kg de pedaços de carne de porco cortadas em cubos
  • 1 xícara de água fervente (para a carne em pedaços)
  • Suco de 1 limão Taiti
  • 1 cebola média bem picada
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta do reino
  • 1 ramo de alecrim
  • Óleo para fritar
  • 1 colher de farinha de trigo
  • 1 copo de vinho branco
Passo a passo
  1. Modo de temperar os bifes ou pedaços. Coloque os bifes ou os pedaços em uma tigela e tempere com o limão, o alho, o sal e a pimenta. Deixe marinar por no mínimo duas horas.
  2. Modo de fritar os bifes. Cubra o fundo de uma frigideira com óleo para fritura. Aqueça o óleo. Coloque as cebolas picada e o ramo de alecrim no óleo quente e deixe refogar até as cebolas ficarem transparente. Com auxílio de uma espumadeira retire as cebolas picadas e o alecrim da frigideira e reserve. Retire os bifes da marinada e reserve o caldo.  Coloque os bifes de carne de porco no óleo quente e deixe dourar de um lado e depois do outro. Retire os bifes da frigideira e coloque-os sobre papel absorvente em uma forma ou travessa para retirar o excesso de óleo.
  3. Modo de fritar os pedaços. Cubra o fundo de uma frigideira funda com óleo para fritar e aqueça-o. Coloque a cebola e o alecrim no óleo quente e deixe até a cebola ficar transparente. Acrescente os pedaços de carne de porco no óleo quente e deixe dourar. Mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados. Quando estiverem bem douradinhos acrescente a água previamente fervida, tampe a frigideira e deixe até secar a água. Retire os pedaços de carne de porco da fritura e coloque-os em uma tigela ou forma refratária.

4407968172 592db75fe2 Como fritar carne de porcomarcelo träsel/Flickr

Dicas

Se a quantidade de bifes a serem fritos for muito grande será necessário troque o óleo da frigideira e refaça todo o procedimento inicial. Você pode preparar um rápido e saboroso molho para acompanhar os bifes ou os pedaços de carne de porco.

Proceda da seguinte maneira: Na mesma frigideira na qual fritou os bifes, aproveitando o mesmo óleo, despeje o restante do caldo da marinada as cebolas e o alecrim com os quais você aromatizou o óleo da fritura. Acrescente o copo de vinho branco e deixe evaporar o álcool. Acrescente aos poucos a colher de farinha e vá mexendo até o molho ficar moreno. Você pode substituir o vinho branco, por suco de maracujá ou abacaxi concentrado.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: ndrwfgg/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post