Como funciona e como usar um inversor de frequência


6839927041_419efba7b6

A tecnologia de equipamentos industriais se desenvolveu muito ao longo dos anos. E esse desenvolvimento trouxe a disposição da indústria, máquinas, aparelhos e dispositivos muito eficientes e que auxiliam no processo industrial.

E uma das maravilhas inventadas pelo homem se chama: inversor de frequência. Você sabe o que é um inversor de frequência? Não? Um inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica de corrente alternada fixa em energia elétrica de corrente alternada variável, controlando a potência consumida pela carga de um motor.

Você entendeu o que é um inversor de frequência? Ainda não? Então leia este interessante artigo que irá explicar como funciona e como usar um inversor de frequência.

2591308406 5b26183ebf Como funciona e como usar um inversor de frequênciaPhil and Pam/Flickr

Para utilizar um inversor de frequência é preciso

  • Ter equipamentos motorizados em máquinas e equipamentos
  • Ter mão de obra especializada para programar as funções do inversor de frequência

Agora veja os detalhes de como funciona e como usar um inversor de frequência.

1. Ter equipamentos motorizados em máquinas e equipamentos

Para você usufruir dos benefícios que este dispositivo proporciona, você terá que possuir em sua empresa, maquina e equipamentos motorizados, pois um inversor de frequência tem como principal função controlar a rotação de um motor visando à flexibilização da produção da máquina.

Em outras palavras, uma máquina que possui um inversor de frequência em seu painel de alimentação, ganha vários benefícios como: controle de velocidade de giro da partida e da parada do motor, reduz o nível de ruído da máquina, evita os choques mecânicos inerentes quando se dá partida numa máquina, aumenta a vida útil da máquina e ainda traz economia de energia para a empresa, pois diminui a potência consumida na alimentação do motor.

7170645458 d720bec95f Como funciona e como usar um inversor de frequênciaChris Hunkeler/Flickr

2.Ter mão de obra especializada para programar as funções do inversor de frequência

Para que se tenha eficiência na instalação e na manutenção de um inversor de frequência, é preciso de mão de obra especializada para programar as funções do inversor de frequência.

Um inversor de frequência é programado por um eletricista ou um técnico eletrônico que são especialistas para lidar com esse dispositivo.

Um inversor de frequência funciona da seguinte forma:

Quando está ligado, ele gera tensão e frequência trifásicas ajustáveis e essas frequências são responsáveis em controlar a velocidade de rotação de um motor de indução trifásico. E esta capacidade faz com que a frequência da rede que alimenta o motor seja diferente da habitual, que é sempre constante e isto faz com que se consiga controlar a velocidade da rotação de um motor.

Agora veja como usar um inversor de frequência:

  1. Desligue a chave geral da máquina.
  2. Faça a instalação do inversor de frequência no painel de alimentação da máquina.
  3. Comece a programar o inversor de frequência de acordo com as aplicações que estão disponíveis no manual do fabricante.
  4. Vá programando no visor os códigos de cada aplicação de acordo com a necessidade de rendimento da máquina e observando o processo de produção requerido.
  5. Após a programação, religue a chave geral e faça os testes de funcionamento.
  6. Feche o painel elétrico da máquina.

Enfim, essas são as dicas de como funciona e de como usar um inversor de frequência.

 (Imagem Destaque:  riosetiawan/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post