Como funciona o Mercado Pago


mercado

Principal meio de pagamento do Mercado Livre, o Mercado Pago se tornou sinônimo de credibilidade em uma transação. Sua aceitação tem sido tão boa que o serviço acabou sendo estendido para outros sites fora do Mercado Livre.

O Mercado Pago permite que vendedores menores e sites aceitem cartões de crédito, boleto e transferências eletrônicas, além de parcelar a compra do cliente, sem que o vendedor deixe de receber à vista. Ele funciona como um intermediário na transação. O grande diferencial e a possibilidade de reter o pagamento caso o comprador encontre problemas durante a transação, trazendo assim mais segurança.

5054755245 8734a71b51 z F550x450 Como funciona o Mercado Pagorafaeldesigner / Flickr

Para usar o Mercado Pago é necessário

  • Ter uma conta Mercado Livre;
  • CPF válido;
  • Uma conta bancária (para receber os pagamentos);
  • Acesso à internet.

Como funciona

  1. Quando o comprador compra no Mercado Livre ou outro site com o serviço, ele é direcionado para a página de pagamento.
  2. É necessário que o comprador tenha cadastro no Mercado Livre. Após confirmar o usuário e senha ele é direcionado a outra página.
  3. Ele seleciona o meio de pagamento. Neste ponto ele pode parcelara a compra no cartão (são acrescido juros). O pagamento é identificado e recebido pelo Mercado Pago que retém o pagamento durante o andamento da transação.
  4. O vendedor recebe uma notificação por e-mail da compra e pagamento e é solicitado a fazer o envio.
  5. O vendedor informa o envio do produto ao Mercado Pago e o cliente recebe a confirmação.
  6. Quando o comprador recebe o produto e confere se tudo chegou conforme o combinado. Ele qualifica o vendedor e o Mercado Pago repassa o pagamento ao vendedor (já descontado as taxas). Se houver algum problema com a compra, o comprador pode contatar o vendedor e reter o dinheiro até que o problema seja resolvido.

Dicas e informações

  • Se for vender algum produto pelo Mercado Pago, fique atento as taxas cobradas. Calcule o valor de venda já considerando elas.
  • É cobrada uma taxa de R$ 3,00 por transferência do produto para a conta bancária. Procure acumular um bom valor em seu saldo antes de fazer a transferência, isso lhe ajudará a poupar dinheiro com as transferências.
  • Se você comprou e teve problemas. Contate imediatamente o Mercado Pago e informe o ocorrido. Se possível envie fotos, print screen e qualquer coisa que sirva de prova.
  • Nunca libere o pagamento de um vendedor, sem que antes você receba o produto. Espera para conferir a idoneidade da transação.

Prazos

  • Pagamentos com boleto bancário levam até dois dias para serem identificados.
  • Pagamentos com cartões de credito geralmente são identificados na hora. Porém se houver necessidade de uma análise mais profunda, por questões de segurança, pode levar 48 horas.
  • Transferência online e pagamento com saldo no Mercado Pago também são identificados instantaneamente.

5268794041 a3398bd9f7 z F550x450 Como funciona o Mercado Pagovivaiquique / Flickr

Compre com segurança

O Mercado Pago é como uma versão nacional do famoso Paypal. A possibilidade de se bloquear o pagamento de uma venda com problemas e da versatilidade oferecida aos vendedores, tem levado mais pessoas a confiarem na internet para fazer suas compras.

Mesmo com todos os cuidados oferecidos pelo sistema do Mercado Pago, tome algumas precauções. Pesquise bem antes de fechar um negócio e veja a reputação do vendedor antes. Se você for vender, tome precauções, salve e-mails e peça detalhes de qualquer reclamação que receber. Aproveite as ofertas da internet e Boa sorte!

(Imagem destaque: rafaeldesigner / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !