Como funciona um banheiro químico


7832207326_13e83d0367

Todos nós, seres humanos, possuímos necessidades fisiológicas. Por isso, é necessário que existam locais adequados para que possamos satisfazer essas necessidades. Esses locais são os banheiros fixos, que existem em quaisquer tipos de lugar.  Mas além dos banheiros fixos, existem também os banheiros químicos, que são utilizados em eventos a céus aberto cujo em sua infraestrutura não estão incluídos os banheiros fixos, como o Carnaval, por exemplo. São banheiros que podem ser instalados e removidos a qualquer momento. Mas, como funciona um banheiro químico? Aqui aprenderemos.

8485087285 bcecd10f27 Como funciona um banheiro químicoPrefeitura de Olinda/Flickr

Como funciona

  • Os banheiros químicos são compostos apenas por privadas, que acumulam os dejetos eliminados por organismos de seres humanos. Eles sempre são instalados quando não existem banheiros fixos ou sistema de água e esgoto no local, seja um evento a céu aberto ou fechado. A limpeza de um banheiro químico ocorre apenas após todos utilizarem-no. Geralmente, um banheiro como este tem capacidade para armazenar 220 litros. Para evitar que o mau cheiro oriundo dos dejetos se espalhe pelo ar, é colocada na caixa uma pequena quantia de desodorizante.
  • Geralmente, é instalado um banheiro químico em um evento a cada 200 pessoas que estão participando dele. Cada banheiro pode ser utilizado até, no máximo, 200 vezes por noite, pois caso este número seja ultrapassado, a cabina não irá aguentar o peso acumulado, e acontecerá um vazamento, que irá se propagar por todo o piso.
  • Em um banheiro químico existe um tubo de ventilação, que conecta a parte interior da caixa ao lado externo. O objetivo do tubo de ventilação é fazer com que haja a troca de gás entre as caixas, para que o odor não se espalhe pelo ar. Quando o gás não está presente, as bactérias responsáveis pelo mau cheiro se multiplicam muito rápido, aumentando o odor.
  • A caixa de detritos de um banheiro, que é a sua parte mais importante, a qual recebe todas as necessidades fisiológicas de seus usuários, tem a capacidade para armazenar, no máximo, 220 litros. Porém, para que não haja vazamentos por causa do peso, seu limite é ajustado para no máximo 150 litros.
  • A cabine de um banheiro químico possui uma base, na forma de um quadrado, de 1,2 metros de largura e aproximadamente 2,3 metros de altura, com um peso aproximado de 80 kg. Ela pode ser montada e desmontada quantas vezes forem necessárias. As paredes de uma cabine como esta são feitas de fibra de vidro ou de polietileno, que é uma espécie de plástico reciclável.

3665787580 5065ce1ee9 Como funciona um banheiro químicofuturestreet/Flickr

  • A limpeza da cabine de um banheiro químico é feita por meio de um caminhão, que possui uma bomba de sucção responsável por puxar o detrito acumulado. Em seguida, a bomba joga os detritos em uma das estações de tratamento de esgoto espalhadas pela cidade. Quando chegam até a sede da empresa que alugou os banheiros químicos, as cabines são lavadas com água e sabão. Depois disso, podem ser usadas novamente, até que seja ultrapassado o seu prazo de validade.

Agora sabemos como funciona um banheiro químico, que tanto nos auxilia quando estamos em eventos que não possuem banheiros ou sistemas de água e esgoto.

Até a próxima!

(Imagem Destaque: Fora do Eixo/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !