Como funciona um laboratório de Análises Clínicas


002

Os testes de laboratório de análises clínicas desempenham um papel de extrema importância na detecção, diagnóstico e tratamento da doença dos pacientes. Esses exames laboratoriais ajudam a determinar a presença, extensão ou ausência de uma enfermidade, além de verificar a eficácia do tratamento dado ao paciente.

A maioria das decisões quanto ao diagnóstico e tratamento de um paciente, sua internação e alta hospitalar são baseadas em resultados de exames. Nesse artigo veremos como funciona um laboratório de análises clínicas e qual sua importância para a saúde dos indivíduos.

003 F550x4505 Como funciona um laboratório de Análises ClínicasWikimedia Commons

Profissionais que trabalham em um laboratório de análises clínicas:

Os profissionais do laboratório de análises clínicas, também conhecidos como técnicos de laboratório clínico ou tecnólogos, realizam a maioria dos testes de laboratório.

Esses técnicos do laboratório médico analisam os resultados dos testes e transmitem as informações obtidas aos médicos. Eles realizam complexos exames químicos, biológicos, hematológicos, imunológicos e, exames microscópicos e bacteriológicos, que exigem um julgamento analítico e uma habilidade profissional específica.

Os profissionais de laboratório de análises clínicas executam uma grande variedade de funções, incluindo:

  • O exame microscópico e análise de sangue, fluidos corporais (por exemplo, urina e fluido peritoneal), de tecidos e células.
  • Fazem a identificação de bactérias, parasitas e outros microrganismos presentes no material utilizado para o exame.
  • Análise dos fluidos corporais para verificação dos níveis químicos no organismo humano, tais como glicose e colesterol.
  • Analise do tipo de sangue do individuo em caso de transfusão.
  • Monitoram os resultados dos pacientes.
  • Efetuam a contagem diferencial de células à procura de células anormais para auxiliar no diagnóstico da anemia e leucemia.
  • Utilizam equipamentos sofisticados e instrumentos que podem executar uma série de testes simultâneos, por exemplo, microscópios, contadores de células e outros equipamentos de laboratório, de alta precisão.
  • Escrevem procedimentos operacionais padronizados e estabelecem programas de garantia de qualidade para monitorar e garantir a precisão dos resultados dos testes realizados nos indivíduos.

001 F550x4507 Como funciona um laboratório de Análises ClínicasWikimedia Commons

Áreas de especialidade:

Os profissionais médicos que atuam nos laboratórios de análises clínicas são generalistas, ou seja, qualificados em todas as áreas do laboratório clínico. No entanto, alguns são especialistas, qualificados por cursos de graduação única ou formação adicional para realizar análises mais complexas do que a habituais, dentro de um campo específico.

As funções de trabalho de um médico em um laboratório de análises clínicas incluem:

  • Os médicos de laboratório de análises clínicas trabalham em todas as áreas do laboratório clínico, incluindo bancos de sangue, análise química, hematologia, imunologia, histologia e microbiologia.
  • Eles realizam uma gama completa de exames laboratoriais, desde exames de sangue pré-natal simples, até exames mais complexos para descobrir doenças como o HIV / AIDS, diabetes e câncer.
  • Eles também são responsáveis por confirmar a exatidão dos resultados dos testes e apresentar os resultados de laboratório para patologistas e outros médicos.
  • A informação que um profissional de laboratório de análises clínicas dá ao médico influencia o tratamento que um paciente irá receber.

004 F550x4509 Como funciona um laboratório de Análises ClínicasWikimedia Commons

Um laboratório de análises clínicas funciona como um médico que analisa as amostras de fluidos humanos, utilizando técnicas disponíveis para o laboratório, tais como manuais diferenciais para glóbulos brancos, contagem de medula óssea, análise via microscopia e equipamentos analítico avançado.

O profissional que atua nessa área auxilia os médicos e enfermeiros a escolher os testes de laboratório corretos e asseguram os métodos de coleta adequados. Os médicos do laboratório, então, recebem as amostras dos pacientes, as analisam e interpretam e depois relatam os resultados obtidos a partir dessa análise para outros profissionais, que então poderão selecionar o tratamento adequado para cada paciente.

(Imagem destacada: Wikimedia Commons)