Como funciona uma bomba sapo


3404595286_e9cef5b876

Hoje em dia nos grandes centros industriais é muito comum fazer o uso de bombas para transportar fluídos. Sendo que existem vários tipos de bombas, porém uma bomba em especial se destaca das demais por sua eficiência, pois trabalha submersa é a bomba conhecida como bomba sapo.

Você já ouviu falar de bomba sapo? Não? E você que já ouviu falar desse tipo de bomba, você já parou para pensar no princípio de funcionamento da mesma? Não? Então uma boa dica é ler este interessante artigo, que irá apresentar todos os detalhes de como funciona uma bomba sapo.

Os princípios de funcionamento de uma bomba sapo são os seguintes:

  • Força de Centrifugação
  • Energia Elétrica
  • Pressão e Vazão

Agora veja todos os detalhes do funcionamento de uma bomba sapo.

3403783183 641a30042b Como funciona uma bomba sapo/jpcorreacarvalho/Flickr

Força de Centrifugação

Uma bomba sapo trabalha submersa e o que faz com que o fluido chegue ao local desejado é à força de centrifugação. Como o próprio nome já diz centrifugação significa: centro + fuga, ou seja, fuga do centro. E justamente o que acontece com o fluído é isso, uma fuga do centro da bomba.

Esta força acontece devido ao deslocamento do rotor, (rotor é uma peça que fica no interior da carcaça da bomba sapo) e devido a esse deslocamento, ocorre o fenômeno da centrifugação, pois uma força motriz central gerada pelo rotor que gira, impulsiona o fluído a “fugir” do interior da bomba e chegar até o local projetado através da tubulação.

Energia Elétrica

A energia elétrica é responsável em fazer girar o rotor da bomba através da indução de um motor elétrico. Quando se liga a bomba sapo, o rotor começa a girar e acontece a força de centrifugação que envia o fluído até o local designado.

Pressão

Estas duas forças atuam no interior da bomba e contribuem para o prefeito funcionamento da mesma. A pressão é a força responsável em impulsionar o fluído a sair de dentro da bomba e seguir o seu caminho pela tubulação, pois existe uma força interna no interior da carcaça da bomba que preenche toda a área da mesma, e o princípio da pressão é este: força sobre área é igual à pressão. Na mecânica é representada por essa fórmula: P= F/A

Vazão

A vazão é outro fenômeno que ocorre no interior da bomba sapo. Quando o fluído entra na bomba ele preenche todos os espaços existentes na bomba, e o fluído só encontra uma saída, que é justamente a saída da tubulação da bomba sapo e o que define a vazão do fluído é o diâmetro da tubulação de saída. A vazão é o volume de fluído que será distribuído na tubulação, sendo que esse fluído passará por essa tubulação por um determinado período de tempo, e justamente o principio da vazão é este: a rapidez com a qual um volume escoa.

2500350800 15c03f541c Como funciona uma bomba sapoblackside/Flickr

Agora veja algumas dicas para que a bomba sapo funcione perfeitamente:

  • A carcaça deve estar em perfeito estado, sem rachaduras.
  • O cabo elétrico deve estar em perfeito estado.
  • Não deve existir nenhuma sujeira no rotor.

Enfim esses são os princípios de funcionamento de uma bomba sapo. Observe que aparentemente a bomba sapo parece muito simples, mas existe uma série de conceitos e forças que fazem com que a bomba sapo funcione com eficiência.

(imagem destaque:/jpcorreacarvalho/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !