Como funciona uma ONG


Les_ONG_font_campagne_pour_la_paix_en_Mauritanie_(6198333926)

Existem milhares de instituições em nosso país que prestam serviços públicos sem vínculos com o governo e seus tramites burocráticos. O objetivo destas entidades é o de promover a dignidade e a saúde dos mais necessitados, considerando todos os seres vivos como partes que integram uma sociedade dotada de direitos e deveres básicos à sobrevivência.

A solidariedade é a ferramenta de trabalho destas instituições, que contam com o apoio de várias pessoas para solucionar os problemas que regem uma cidade, estado ou país, como a fome, o desemprego, o descaso social e os maus tratos a humanos e animais. As ONGs buscam pluralizar a acessibilidade e os direitos dos menos favorecidos, prestando serviços sociais em prol de uma atmosfera mais justa e coerentemente ética.

Palhaços da Ong F550x450 Como funciona uma ONGWikimedia Commons

Conheça agora o que é uma ONG e saiba como elas funcionam, de acordo com as necessidades da área ou do público que visa atender.

Por dentro do assunto

  • A palavra ONG (Organização Não-Governamental) é bastante conhecida entre os brasileiros, principalmente em função do cenário político e da falta de comprometimento do governo com seus “filhos e eleitores”. As ONG’s prestam serviços sociais, jurídicos, educacionais, esportivos, culturais e tantos outros voltados para as áreas relacionadas à liberdade de ir e vir em detrimentos dos direitos cívicos determinantes em uma sociedade.
  • Estas entidades são instituídas para dar o apoio aos interesses sociais, sem finalidades políticas, financeiras ou associadas à religião e às diferenças de cor, raça ou sexualidade. As ONGs são mantidas através de doações financeiras e ajudas de outras necessidades relacionadas ao amparo social, tais como alimentos, produtos de higiene, roupas, remédios, etc.
  • Uma ONG é formada por um grupo de pessoas determinadas a auxiliar e preservar o direito à vida, tanto humana como também animal. Existem ONGs dos mais diversos tipos de atuação e todas elas priorizam o trabalho em comunidade, promovendo a cooperação e o assistencialismo para que as mazelas e deficiências presentes em uma sociedade sejam tratadas da forma mais íntegra e saudável possível.

597px Carlos mañas presidente solidarios anonimos ong color F550x450 Como funciona uma ONGWikimedia Commons

Como funciona uma ONG

O funcionamento de uma ONG ocorre de forma independente, ou seja, não segue os padrões adotados por empresas e órgãos governamentais no atendimento ao público, diferenciando-se através de seus objetivos e razões de existência.

Funcionamento

  1. Primeiro a ONG é institucionalizada e apresentada ao público de acordo com seus propósitos e possibilidades de atuação. A estrutura do local deverá ser condizente com as necessidades do público alvo, priorizando o atendimento e a confiança neste tipo de trabalho. Muitas ONG’s se parecem com casas ou hospitais em decorrência de suas atividades relacionadas à saúde e ao amparo social.
  2. O segundo passo é a mobilização de pessoas que possam auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela ONG, considerando suas origens e características funcionais. Médicos, enfermeiros, professores, veterinários, psicólogos e terapeutas são alguns dos profissionais que podem fazer a diferença em uma ONG, pois conhecem as necessidades e as prioridades no atendimento aos problemas enfrentados nas pequenas e grandes cidades. É importante salientar que os colaboradores e responsáveis por uma ONG não recebem remuneração financeira, ou seja, trabalham de forma independente em prol do voluntariado.
  3. Após a montagem da estrutura técnica e funcional, a ONG pode iniciar seus trabalhos divulgando na comunidade os projetos sociais que visa apresentar ao público, priorizando o atendimento aos que estão abaixo da margem social e carecem de condições financeiras para suprir suas necessidades.
  4. Para garantir o bom funcionamento, uma ONG precisa divulgar seus trabalhos para receber ajuda financeira, tornando-se capaz de atender ao maior número de pessoas que necessitem dos serviços prestados pela instituição. A parte financeira é controlada e utilizada somente para os serviços da ONG, sem interferências e manipulações pessoais dos responsáveis e criadores do projeto.
  5. As ONGs geralmente funcionam todos os dias da semana e não possuem restrições de público. Elas prestam serviços sociais e contam com o apoio de voluntários para atuar e se desenvolver como instituição não governamental, atendendo às necessidades que muitas vezes o próprio estado não se incumbe de assegurar à população.

Une ONG tunisienne sintéresse à lactivité parlementaire 8077682944 F550x450 Como funciona uma ONGWikimedia Commons

O trabalho das ONGs, especialmente no Brasil, é muito importante e deve permanecer em crescimento para que país realmente cresça de forma social e ofereça dignidade para todos os seus habitantes em defesa da saúde e dos direitos pertencente a todos e a cada ser vivo, independente de sua origem, ocupação ou poder aquisitivo.

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !