Como ganhar habilidades motoras


cootd

Equilíbrio, agilidade e destreza. Possuir habilidades motoras significa apresentar e desenvolver estas e tantas outras funções de forma gradativa na realização de atividades pessoais e profissionais. Artistas circenses e esportistas são exemplos de profissionais que utilizam constantemente as habilidades motoras, que traduzem a execução precisa e ágil dos movimentos das mãos, pés e demais membros corporais, que podem aflorar no indivíduo de forma natural ou através de treinos e investimentos práticos.

A quem deseja ganhar habilidade motora nas atividades do dia-a-dia ou no âmbito profissional apresentamos algumas dicas muito interessantes que certamente lhe ajudarão rumo a estas conquistas, que deverão ser contínuas e objetivas. Todos os seres humanos nascem com algumas habilidades motoras específicas e vão adquirindo outras com o passar do tempo. Força, rapidez e resistência compreendem algumas das habilidades motoras mais comuns entre crianças e adultos.

Além de ser uma característica nata, qualquer pessoa pode desenvolver e até mesmo adquirir novas habilidades motoras, ou seja, acrescentar novas capacidades e conhecimentos práticos em seu cotidiano que possam auxiliar eficientemente na execução de diversas atividades caseiras, escolares e profissionais.

5862142647 dc636493c2 z F550x450 Como ganhar habilidades motoras
tejvanphotos / Flickr

Existem dois tipos essenciais de capacidade motora: Condicional e coordenativa. A primeira está relacionada às funções genéticas do indivíduo, como força e flexibilidade, por exemplo. Já a segunda representa as habilidades controladas e reguladas pelo próprio ser, através de técnicas e prática constante como o equilíbrio e o ritmo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, aprenda técnicas e macetes caso queira desenvolver e ganhar habilidades motoras.

Dicas

  1. Identifique suas habilidades. Você certamente deve ser bom em algum esporte ou atividade que exige a utilização do corpo e seus membros. Descubra se é rápido na corrida, se tem ritmo para a dança ou se possui força e resistência para trabalhos exaustivos;
  2. Priorize sua genética. Antes de ganhar novas habilidades motoras, concentre-se no desenvolvimento das características que acompanham seu código genético. Elas serão a base na conquista de novas habilidades e certamente poderão ser o diferencial em suas atuações pessoais e profissionais;
  3. Pratique esportes específicos. Se você é ágil, faça corrida e ciclismo diariamente e se possui flexibilidade e resistência, experimente a natação ou o basquete. Ao identificar suas habilidades motoras natas, invista na pratica de esportes relacionados a elas e veja como será fácil desenvolvê-las com o tempo;
  4. Defina suas necessidades e objetivos. Quais as habilidades motoras você precisa e almeja conquistar? É importante a definição destas questões para que os investimentos sejam eficazes e de acordo com seus objetivos. Realize esportes e atividades físicas que dependam exatamente destas habilidades e pratique-os constantemente;
  5. Busque ajuda técnica. Nas academias você ganhará força e resistência; nas escolas de dança você poderá adquirir mais ritmo e agilidade e nos pólos esportivos serão inúmeras as habilidades que, pouco a pouco, você conseguirá desenvolver de forma natural e segura. Procure profissionais formados e estabelecimentos que ofereçam condições básicas de segurança e acessibilidade.

4332902937 52f79c2eec z F550x450 Como ganhar habilidades motoras|Chris| / Flickr

Aplicando ao seu cotidiano estas dicas e superando suas atuações, a conquista de novas habilidades motoras será natural e acontecerá em função de sua persistência e determinação. Boa sorte!

(Imagem destaque: Tulane Public Relations / Flickr)