Como garimpar ouro


002

O ouro pode ser utilizado para diversas finalidades. Entre as mais comuns está a confecção de joias como anéis, colares, brincos e pulseiras. Ao mesmo tempo em que permite seu uso para embelezar uma joia, o ouro é uma pedra preciosa extremamente escassa. Essa escassez unida ao fato de ser bela, faz com que o valor agregado na pedra preciosa seja extremamente alto. Por esse motivo é comum as pessoas se aventurarem em busca de ouro em lugares que existe a possibilidade de conseguir encontrá-lo. Esses lugares são conhecidos como garimpos, e são explorados paulatinamente pelos caçadores de ouros. Porém, para se dar bem nessa busca incessante pela pedra preciosa, é preciso adquirir ao menos um pouco de prática na garimpagem. Caso contrário, dificilmente conseguirá garimpar a menor pedra que seja para se tornar uma pessoa rica.

003 F550x4501 Como garimpar ouro Wikimedia Commons

Como garimpar ouro

  1. Procure encontrar um garimpo com permissão para procurar ouro. Se for dono de uma propriedade onde suspeite da possibilidade de encontrar ouro, faça uma pequena varredura pelos cascalhos, de preferência próximo a rios ou córregos, encontre uma pedrinha e leve a um especialista em ouro para atestar a veracidade da pedra. Esse profissional pode ser um joalheiro ou um analista de pedras preciosas. O importante é que tenha uma máquina que consiga detectar o ouro. Caso souber de algum garimpo cuja presença de ouro foi confirmada, terá que receber autorização do proprietário para explorar o local. Normalmente a autorização é concedida mediante ao pagamento de uma comissão por pedra encontrada.
  2. Utilizando uma bateia, que é uma espécie de peneira para garimpagem, deverá montá-la nas correntezas dos córregos e rios da região aurífera, para bloquear a passagem das pedras pelo local. Todas as pedras que por ali passarem ficarão presas na bateia. A água, no entanto, segue seu percurso normal.
  3. Depois que tiver uma quantidade razoável de pedras presas à sua bateia, retire-as e espalhe num local aberto e limpo. Selecione apenas as pedrinhas de ouro e o restante descarte num local apropriado.
  4. Devolva todas essas pedras pré selecionada para a bateia e chacoalhe com vigor, mas não com violência. Esse procedimento fará que o verdadeiro ouro fique por baixo e outras pedras por cima. Basta retirar as pedras de cima e descartá-las. As pedras de baixo serão separadas e levadas para análise.
  5. Para aumentar a quantidade de ouro, deve repetir o processo, fazendo um trabalho muito parecido com uma pescaria. Experimente novos lugares e correntezas. Quando conseguir um local com maior rendimento poderá se estabelecer por mais tempo. Antes de mergulhar a bateia na água para repetir o procedimento, lave-a para facilitar a procura na próxima leva.

001 F550x4503 Como garimpar ouro Wikimedia Commons

Essas são as técnicas básicas para encontrar e garimpar ouro. No entanto, além de precisar contar com a sorte, deve saber que a garimpagem de ouro é considerada domínio público. Isso quer dizer que para garimpar em locais com maiores concentração da pedra, é preciso registrar o local, e conseguir autorização junto a prefeitura do município. Caso a concentração seja pequena, provavelmente não haverá problema algum com a garimpagem. Embora cada vez seja mais raro encontrar jazidas de ouro, ainda é possível se dar bem garimpando pedras preciosas por aí.

Boa sorte e sucesso sempre…

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)