Como gerar energia a partir de água


135951184_26383eb800_o

É comum ter problemas de inconstância no abastecimento de energia elétrica em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, como fazendas ou cidades rurais. Isso ocorre porque ainda há um problema de acesso e distribuição de eletricidade e mesmo de água no Brasil. Há regiões mais prejudicadas do que outras e há, ainda, regiões em que não existem serviços básicos. É um dos efeitos colaterais de viver em um país-continente como o Brasil.

agua2 Como gerar energia a partir de água

Por isso, gerar energia a partir da água se torna uma opção viável e, inclusive, indicada para resolver esta situação. Se há fluxos intensos de água onde você mora, é uma ótima chance de aproveitar para gerar energia. Nas fazendas, é fácil construir uma estrutura para obter energia elétrica usando rodas d’água, se o investimento em geradores não-cinéticos forçar o orçamento além do limite. A vantagem é que, em geral, não se tornam obsoletas, são mais baratas, de manutenção relativamente barata e resolvem grande parte dos problemas, além de ser uma solução ecologicamente mais correta do que a queima de outros materiais para geração de energia.

agua4 Como gerar energia a partir de água

Confira abaixo uma forma fácil de construir a roda d’água e gerar energia a partir da água para pequenas propriedades.

Você vai precisar de:

  • Rodas d’água (semelhantes às utilizadas em moinhos, com pás)
  • Fluxo de água.
  • Gerador de energia para roda d’água (Há muitas opções no mercado. Este é um dos mais modernos e, incrivelmente, é mais acessível).
agua1 Como gerar energia a partir de água
Como fazer:
  1. Posicione a roda com pás próxima ao fluxo de água, de forma que ele movimente a roda. É importante que o fluxo seja intenso e movimente a roda com força. Quanto mais forte, mais energia.
  2. Acople o gerador de energia elétrica à roda. É o gerador que fará com que a energia cinética (de movimento) da água seja convertida em energia elétrica e seja, por conseguinte, distribuída em sua casa ou propriedade.
  3. A eficiência está diretamente relacionada à velocidade da água, ao tamanho da roda e ao tamanho da propriedade a ser abastecida. Um fluxo baixo de água gerará menos energia, assim como uma roda pequena ou uma propriedade gigante.
  4. Não monte toda a estrutura sozinho. Chame um especialista, pois energia elétrica é assunto sério e pode causar acidentes graves. Além disso, somente um especialista está apto a fazer todas as ligações, testa-las e cuidas de sua manutenção.
  5. A região deve ficar restrita a circulação e algumas pessoas, para evitar acidentes.
agua3 Como gerar energia a partir de água

É fácil, rápido e barato gerar energia elétrica em sua propriedade. Vale lembrar que as estruturas não precisam de manutenção frequentemente, e que esta não custa caro. A energia gerada através da água, no entanto, também é inconstante e funciona melhor como uma forma alternativa de energia do que como a principal, embora seja eficiente.

Nunca é demais reforçar o cuidado que lidar com eletricidade exige. Caso alguma das dicas não possa ser cumprida por qualquer motivo, recomenda-se o uso de geradores não-cinéticos, que, embora mais caros, exigem menos manutenção e cuidados.