Como girar um vídeo no Movie Maker


5048830734_6b2ea4929f

A partir do avanço da tecnologia, qualquer pessoa que conte com equipamentos básicos como, por exemplo, uma câmera e um computador, podem produzir os seus próprios conteúdos audiovisuais. Hoje em dia a sociedade vive a era em que tudo está conectado nas redes e por isso precisa ser registrado, qualquer evento, acontecimento ou momento aleatório é motivo para fotografar e filmar.

Há também as pessoas que necessitam utilizar estas tecnologias para fazer um trabalho escolar ou para apresentar um determinado projeto. Mesmo que não tem muito conhecimento em edição pode produzir o seu próprio vídeo, pois existem vários softwares simples que dão esta possibilidade, sendo o Movie Maker o mais conhecido.

A partir deste programa do Windows é possível realizar vários processos de edição, colocar legendas, efeitos, entre outras coisas. Dependendo da posição em que se grava o vídeo pode ser necessário girá-lo na tela do software, este procedimento é um pouco complexo, mas não impossível basta seguir algumas dicas.

5022190664 1ffd76039a Como girar um vídeo no Movie Maker
apes_abroad/Flickr

Confira abaixo como girar um vídeo no Movie Maker

  1.   Transfira o vídeo para o computador. Para fazer isso, conecte o cabo USB na câmera e no PC, depois transfira o arquivo para uma pasta individual e salve com o nome pretendido. Agora, vá até o menu ‘’Iniciar’’ e selecione o programa ‘’movie maker’’, clique com o botão esquerdo do mouse para abrir a tela inicial.
  2. Direcione o mouse até a caixa de ferramentas do software, neste local selecione a opção ‘’Inserir’’, depois opte por ‘’Vídeo’’. Feito isso, abra a pasta em que o arquivo está armazenado e clique ‘’Abrir’’. Assim, automaticamente o item irá aparecer na linha de edição do software.
  3. Vá até a área de baixo da tela e clique com o botão esquerdo sobre a alternativa ‘’ Editar Filme’’, logo em seguida serão disponibilidades outras alternativas. Neste caso, é necessário escolher ‘’ Exibir efeitos de vídeo’’. Novamente irão aparecer outras opções.
  4. Selecione o ícone denominado ‘’Girar 90°’’, em alguns casos esta parte pode estar em inglês, então, deve pressionar a opção ‘’Rotate 90º’. Aguarde alguns segundos para que o processo inicie. Após o tempo respeitado, o vídeo será exibido na posição vertical.
  5. Ajuste o filme de acordo com a sua necessidade, pode-se inverte o lado para favorecer um ângulo, para alcançar este resultado é necessário realizar o mesmo processo e girar o arquivo para o sentido contrário, basta clicar em um dos botões de direção que estão na área de baixo da linha de edição.
  6. Salve o arquivo, depois de girar e realizar todas as edições necessárias, leve o mouse até a caixa de ferramentas e clique em ‘’Salvar’’, depois em ‘’Salvar Como’’, dê ou nome final do conteúdo e salve.

2105037228 1d505719e0 Como girar um vídeo no Movie Maker
npslibrarian/Flickr

Por fim, uma dica preciosa é manter o arquivo bruto armazenado,ou seja, a integra do que foi gravado, pois desta maneira se houver algum erro ou perda de edição, será perfeitamente possível refazer o trabalho, evitando o transtorno de ter que gravar tudo novamente.

Acompanhe as instruções e boa sorte com edição!

(Imagem Destaque: Damien Pollet/Flickr)