Como hidratar tomate seco


tomate

Figurinha fácil nos mais diversos pratos, o tomate seco dá um toque todo especial mesmo às receitas mais simples. Acompanhando a rúcula como cobertura de pizza, fazendo graça em uma bruschetta, dando sabor a uma saladinha de alface e se tornando o toque especial de uma massa como ravióli, o tomate seco é presença certa nas despensas de muitas casas brasileiras. Para melhor conservação do alimento, o ideal é comprar o tomate desidratado, pois você pode temperar os tomates a seu gosto e um pouquinho de cada vez. Além disso, você tem a garantia que o alimento não vem com uma quantidade gigantesca de conservantes e produtos para realçar o sabor.

tomate2 F550x450 Como hidratar tomate seco
BocaDorada / Flickr

A hidratação deve ser feita quando o alimento for ser utilizado. Depois disso, o ideal é deixá-lo na geladeira, guardado em um potinho fechado. Aprenda como hidratar e temperar os tomates secos:

Ingredientes

  •  100 mililitros de azeite
  • 50 mililitros de vinagre de vinho branco
  • 5 gramas de pimenta-do-reino
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 cebola

Modo de Preparo

  1. Separe os tomates secos;
  2. Deixe os tomates imersos em água bem quente por cerca de 20 minutos ou até que os alimentos fiquem macios;
  3. Escorra a água, após terem passado vinte minutos;
  4. Seque os tomates secos com papel toalha;
  5. Pegue o vinagre de vinho branco, a pimenta-do-reino, o alho picado, a cebola cortada em juliana, o tomilho e o azeite;
  6. Prepare uma marinada com estes ingredientes;

  7. Pegue os tomates secos e coloque-os em um recipiente;
  8. Despeje a marinada preparada sobre os tomates;
  9. Cubra os tomates secos com um papel filme transparente;
  10. Conserve a mistura na geladeira até a hora de ser utilizada em alguma receita.

Caso os tomates estejam muito duros, você deve fervê-los por alguns minutos até eles ficarem mais macios. É muito importante manter os tomates secos na geladeira por, de preferência, 24 horas. Apenas após esse tempo você pode usar os tomates. Fazendo isso, dá tempo de o alimento absorver os vários sabores.

Quem deseja uma forma mais saudável de hidratar tomates secos pode optar pelo vapor. Uma das vantagens é que o alimento não perde muitas de suas propriedades nutricionais. A desvantagem é que o processo é bem mais demorado. Só faça se tiver tempo para esperar ficar pronto, ok?
tomate3 F550x450 Como hidratar tomate seco
BocaDorada / Flickr

Dicas

  • Nesta opção, o primeiro procedimento é o mesmo: jogue água fervente nos tomates secos desidratados e aguarde. Em seguida, coloque os alimentos e os corte em dois ou três pedaços;
  • Em uma frigideira antiaderente, frite azeite;
  • Em seguida, acrescente os tomates secos e frite mais um pouco.;
  • Em uma vasilha, coloque um pouco de azeite frio, sal, ervas finas, orégano ou qualquer outra erva que goste;
  • Pegue, logo em seguida, os tomates secos que foram hidratados e fritos. Misture bem com o azeite frio e outros temperos;
  • Guarde nesse recipiente os tomates secos.

Uma forma muito gostosa de servir é junto com alface americana, rúcula, escarola ou acelga. Folhas que, além de gostosas, são muito saudáveis. Tempere o prato com limão e voilá! Está pronto para servir. Bom apetite!

(Imagem destaque: csm_web /Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !