Como hipotecar uma casa


hipoteca

É possível ver, até mesmo nos filmes americanos, pessoas falando sobre a hipoteca da casa. Uma prática não tão comum no Brasil ainda, a hipoteca é comumente chamada de “crédito com garantia em imóvel” ou “refinanciamento imobiliário”. Isso significa que você consegue um determinado valor de crédito dando como garantia do pagamento o imóvel. A vantagem são as taxas de juros reduzidas em comparação com outras modalidades de empréstimo. O grande problema apontado por economistas especializados em concessão de crédito é a possibilidade de perda de um bem tão valioso quanto um imóvel.  Normalmente, o tomador do empréstimo pode levantar até 70% do valor do imóvel e tem 30 anos para pagar, com taxas de juros ao mês variando entre 2% e 3% (na concessão de crédito tradicional, a taxa chega a ser de quase 7% ao mês), constituindo, na hipoteca, a forma de crédito com menos juros dentre todas as outras.

hipoteca5 Como hipotecar uma casa

Se você quer conseguir uma linha de empréstimo com garantia do imóvel, confira abaixo os requisitos básicos:

Um imóvel no valor mínimo de R$ 100.000,00 (na maioria dos bancos, não há valor máximo estipulado);

Documentação autenticada de propriedade do imóvel.

hipoteca7 Como hipotecar uma casa

Há, ainda, outras documentações que podem ser requeridas, a variação ocorre de instituição para instituição. Os bancos levam, em média, 25 dias para fazer a liberação do dinheiro, sendo que o empréstimo mínimo é de R$ 10.000,00 (há, ainda, bancos que não têm valor mínimo e avaliam a renda da pessoa ou da família para decidirem o que podem conceder sem comprometer as normas de segurança administrativa e financeira do banco), e o máximo é de 70% do valor avaliado do imóvel. Muitos bancos solicitam uma avaliação própria, tendo uma equipe alinhada, que dá o valor do imóvel seguindo os mesmos princípios, para ter uma avaliação condizente com o que a instituição estipula.

hipoteca6 Como hipotecar uma casa

Confira, abaixo, mais algumas dicas para tomar sua decisão:

É fundamental que você tenha em mãos toda a documentação do seu imóvel em dia e regularizada. Sem isso, é impossível conseguir hipotecar sua casa.

Os impostos devem estar todos, também, em dia, pagos e organizados. Tenha tudo em mãos, pronto para a comprovação.

A sua documentação trabalhista e de renda também será requerida. Assim como toda concessão de crédito, a hipoteca só libera o que, de acordo com os cálculos do banco, você será capaz de pagar, dado o que você ganha e a combinação entre a parcela e os juros que correrão em cima da dívida.

hipoteca4 Como hipotecar uma casa

Consulte um advogado quando o contrato estiver pronto para ter certeza de que as cláusulas estão de acordo com o que você planejou.

Não esqueça que se trata de uma operação arriscada, mas que, se paga em dia, é uma das melhores opções de concessão de crédito. É muito importante que você seja organizado com suas despesas enquanto estiver pagando as parcelas da hipoteca. Há, ainda, a possibilidade de “re-hipotecar” seu imóvel. É só necessário prestar atenção para não contrair dívidas que você acabará não pagando. Fique atento e boa sorte.

hipoteca3 Como hipotecar uma casa

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !