Como identificar comportamentos manipuladores


9442935770_82d8c04a9f

O manipulador é uma pessoa que influencia as ações e o comportamento de indivíduos de forma indireta. Este tipo de pessoa costuma ser inteligente, muito embora não seja difícil identificar um comportamento manipulador, pois assim como tudo na vida, eles costumam agir de forma parecida, quando não igual. Qualquer pessoa mais atenta consegue identificá-los, mas é preciso ser tão ou mais esperto que eles para tal. Aprenda como identificar comportamentos manipuladores e se livre de se tornar vítima de pessoas assim e se vigiar, pois todo ser humano pode manipular os outros, inclusive você.

A Personalidade do Manipulador

Seja lá qual for o tipo de personalidade do manipulador, ele sempre faz as coisas em benefício próprio.

3525431451 556d48bc8f Como identificar comportamentos manipuladoresLisavanovitch/Flickr

  • Os dependentes e carentes: São pessoas que se acham incapazes de qualquer coisa sozinhos, então se fazer de coitados para conseguir aquilo que querem, ou melhor, para que o outro consiga aquilo que ele quer. Ainda são capazes de fazer as pessoas se sintam culpadas, quando eles não conseguem o que querem. Este tipo de manipulador é especialista em torturar as vítimas mentalmente.
  • Mártir: É aquela pessoa que se faz de legal e faz até mesmo favores (sem precisar ser pedido) para que você se sinta agradecido e que retribua o favor. Se isso não acontecer, de bonzinhos passam a vilões e até jogam na cara o favor que fizeram.

Passo a Passo

  1. Comece a observar as pessoas, com certeza há pelo menos um manipulador no meio deles. Se perceber que alguém se faz muito de coitado, mendiga atenção, carinho e facilmente ficam com raiva, aparentemente sem motivos, parabéns! você provavelmente encontrou o manipulador.
  2. Para ter certeza, além de observar você precisa conviver com o manipulador. Entre no jogo dele (só para testar) e finja que você se importa (entenda que você terá que ser frio e neutro o bastante para poder identificar os comportamentos manipuladores).
  3. Um manipulador sempre acha que é o dono da verdade e que todos os outros estão errados e quando você mostra que ele está errado, ele não admite o erro, mas fica contra você e muitas vezes se mostra irritado.
  4. Durante a fase de testes, quando ele tentar fazer com que você se sinta culpado por certo comportamento ou comentário, faça de conta que concorda com ele e poderá ver em sua face o vestígio de felicidade.
  5. Se não quiser conviver com pessoas assim, somente observe o comportamento dele com alguém próximo, como namorado(a). Um companheiro é a vítima preferida de um manipulador e se a pessoa for manipuladora, observando como ele(a) age com um companheiro, será bem mais fácil de identificá-lo.

3519228450 b01ebe5f3f Como identificar comportamentos manipuladoresLisavanovitch/Flickr

Dicas

  • Não entre no jogo deles e se na família tiver alguém assim, alerta os outros parentes.
  • Se não for da família, como colega, namorado(a) ou amigo será bem mais fácil se afastar da pessoa. Não fique com pena de pessoas assim, pois você não está errado em não querer pessoas assim no seu convívio, o manipulador que está errado em se aproveitar da fraqueza das pessoas para se darem bem.
  • Pessoas muito dramáticas podem ser potenciais manipuladores, se atente.

Ao identificar um manipulador, seja firme e não entre no jogo dele (a não ser que queira testá-lo para saber se é mesmo manipulador, mas tome cuidado para não passar de “caça manipulador” para vítima, lembre-se que eles costumam ter inteligência acima da média). Infelizmente a manipulação está presente em todos os seres humanos, veja as crianças, por exemplo, embora saibam pouco da vida conseguem manipular os pais como ninguém para conseguirem o que querem. No caso de crianças, os educadores devem conversar e ensinar que este tipo de comportamento é errado.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: UrbaneWomenMag/Flickr)