Como identificar e lidar com uma costela quebrada


costela_dest

O esqueleto torácico é uma estrutura bastante resistente que protege os órgãos torácicos e algumas vísceras abdominais. Assim, é mais comum obter uma costela quebrada após um grande impacto, por exemplo, após acidente automobilístico, queda, esmagamento ou ao receber uma forte pancada no tórax. Entretanto, em idosos, até mesmo uma pequena queda pode fazer com que uma costela se quebre.

costela3 Como identificar e lidar com uma costela quebrada

É importante sempre procurar um médico após a ocorrência do evento traumático. Um golpe suficientemente forte para quebrar costelas pode facilmente lesar o coração, pulmões, baço e outros órgãos.

Como identificar

  1. O tórax é cingido por músculos fortes que, ao contraírem-se, aumentam o diâmetro da caixa torácica proporcionando espaço suficiente para o pulmão encher-se de ar, sendo muito importante para a respiração. Desse modo, fraturas de costela geralmente manifestam-se por dificuldade para respirar, falta de ar, sonolência (devido à baixa oxigenação do cérebro), fôlego curto, cansaço e dor de cabeça.
  2. Dor: como os ossos são estruturas ricamente inervadas, sua quebra causa grande dor. Assim, grande desconforto pode ser sentido na área lesada devido ao aumento da sensibilidade, ocasionando dor ao toque suave. Em outras ocasiões, a dor pode aparecer apenas durante a inspiração ou após pressão no esterno.
  3. Protusão óssea: os músculos da parede torácica são fortes e alguns deles (músculos peitoral maior, peitoral menor, escalenos, serráteis posteriores superiores e intercostais externos) têm como função elevar as costelas para expandir a cavidade torácica. Logo, a fratura pode fazer com que parte de determinado osso seja tracionada isoladamente, formando uma protusão óssea, que pode ser percebida como um caroço ou mesmo atravessar a pele, o que é conhecido como fratura exposta.
  4. Modificações no formato do tórax: quando há fratura exposta, o ar é puxado para dentro do tórax (pneumotórax), assumindo formato de barril.

costela1 Como identificar e lidar com uma costela quebrada

Acione o SAMU (192) imediatamente se você estiver com:

  1. Dor torácica ou falta de ar que piora com o tempo.
  2. Dificuldade para respirar e sensação de desmaio.
  3. Expectoração com muco espesso ou expectoração sanguinolenta.
  4. Dor abdominal, náuseas e vômitos.
  5. Pernas sensíveis, quentes, vermelhas ou inchadas.

Os sintomas acima indicam a presença de complicações que aumentam o risco de morte e exigem assistência médica-hospitalar imediata.

Primeiros socorros

primeirossocorros Como identificar e lidar com uma costela quebrada

Após chamar a ambulância siga os seguintes passos:

  1. Cubra imediatamente qualquer ferida na parede torácica.
  2. Caso a vítima esteja inconsciente, com a respiração ruidosa ou difícil, apóie-a em uma superfície de forma que seu tronco fique ligeiramente inclinado.
  3. Se o indivíduo estiver consciente e sem dificuldade respiratória, deite-o.
  4. Aguarde o resgate.

Diagnóstico

diagnostico Como identificar e lidar com uma costela quebrada

De acordo com o artigo “When and how to image a suspected broken rib”, de Bhavnagri, publicado em 2009, a confirmação radiológica de uma fratura de costela só assume importância quando os pacientes apresentam complicações, por exemplo, perfuração de algum órgão. Portanto, o raio X é dispensável em indivíduos sem complicações porque, além de não revelar todos os pontos de quebra, o conhecimento do local da fratura não modificará o tratamento do paciente (veja a seguir). Desse modo, muitas vezes a fratura está presente, mas a radiografia é normal. Assim, o indivíduo receberá o tratamento para costela fraturada se possuir história clínica compatível, mesmo que não haja alteração radiográfica. Todavia, em pacientes com múltiplas fraturas, além do raio X, a tomografia computadorizada deve ser realizada a fim de distinguir todas as partes lesadas porquanto esses indivíduos são mais propensos à insuficiência respiratória e necessitam de maiores cuidados.

Tratamento quando não há complicações

Antigamente eram utilizadas bandagens em torno do tórax que tinham como objetivo diminuir a dor. Não obstante, trabalhos posteriores comprovaram que essa técnica estimula o acúmulo de secreção pulmonar, tornando a respiração mais difícil e aumentando as chances de desenvolver pneumonia.

  1. Descanse. Quanto menor o nível de atividades que causem tensão na caixa torácica, mais rápida será a cicatrização óssea.
  2. Faça uma dieta equilibrada para fornecer os nutrientes a fim de que o corpo se recupere da lesão.
  3. Alivie a dor com uma compressa de gelo no local.
  4. Analgésicos não esteroides (AINES), como naproxeno e ibuprofeno, são geralmente prescritos pelo médico. Mas cuidado! Essas drogas podem causar efeitos colaterais que vão desde náuseas e vômitos até úlceras estomacais e reações alérgicas graves. Portanto, utilize medicamentos apenas com orientação médica.

Tratamento das complicações

Quando uma costela é quebrada, surge o risco de perfuração de vísceras como pulmão, coração, fígado, baço e estômago. Quando isso ocorre, é imprescindível uma intervenção cirúrgica precoce. Ademais, o acúmulo de sangue e ar na cavidade torácica pode causar infecções ou até mesmo agravar o problema respiratório. Assim, é necessária a adaptação de drenos, inseridos em ambiente hospitalar, para a retirada de ar e/ou sangue, bem como administração de antibióticos.

A recuperação completa demora em torno de 6 semanas. Em vista disso, tenha paciência! E depois volte aqui para contar como foi, ok? Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

45 replies to this post
  1. olhe ando assim a um ano…doi me as costelas o torax…esta dor e no meio do peito,parece que as costelas vao se abrir….tambem tenho dor nas costelas em baixo do peito e ao tocar no lado esquerdo doi me…nao sei se e costela ou a pele que a resveste…o que e certo e que ninguem sabe o que tenho…esta dor e acompanhada de falta de ar constante e palpitações… pode me ajudar??por favor me responda

    • Olá Soraia.
      Dor torácica, dispnéia (falta de ar) e palpitações são três sintomas típicos de doenças cardiovasculares. Mas a dispnéia e a dor torácica também podem ser consequência de algum problema pulmonar. Portanto, o mais adequado é procurar um médico para que ele faça a avaliação adequada e resolva o seu problema o mais rápido possível. É impossível descobrir o que você tem sem um exame clínico bem feito. O médico irá pedir exames laboratoriais de acordo com a hipótese diagnóstica mais provável. Se você já fez um montão de exames e todos os resultados foram normais, você pode estar com algum problema de origem psíquica, ou pode ser algum erro do laboratório.

      Procure um médico e converse bastante com ele para que vocês possam solucionar o problema.

  2. Ola tudo bem? Sofri um acidente de moto e fraturei 2 costelas, e sinto muita dor, e tambem queria saber qual e a diferença entre costela fraturada e costela trincada. Muito obrigada Adriana

  3. Oi , gostaria de saber se levar uma bolada forte na costela durante um jogo pode fratura – la. Eu jogo no gol , e na ultima terça feira e levei uma bolada na costela direita .. Na hora me deu falta de ar , com melhora depois .. Hoje me sinto sonolenta com a cabeça bem pesada e, onde a bola bateu está um pouco dolorido . Isso pode ser fratura na costela?

    Beijos … Brenda Parreira.

  4. Olá…
    Após acidente automobilistico tive 3 costelas quebradas , e perfuração no pulmão , em ambiente hospitalar foi me inserido um dreno entre as costelas , fiquei com este dreno durante 3 dias , hoje estou em casa , sinto muita dor e quando respiro sinto o ar entre as costela podendo ver nitidamente as costelas tremerem quando respiro , dá a impressão de estar com peito encatarrado.

  5. Bom dia, a minha mãe esta c/ muito dor na costela os dois lados no meio do peito e abaixo da costela, ja levei ela no medico. Ela fez um raio x, não deu nada, Essas dores começou quando meu tio deu um abraço nela muito forte, Ele chegou de viagem á muito anos que n~ se viam.Ela ja tem hosteopenia ja fiz esse exame. qual será o exame que precisa fazer p/ essa situação. Obrigado.

  6. Olá,
    Tive três costelas fraturadas ha uma semana. Fui trabalhar normalmente após um dia, pois a médica que me atendeu, num AMA, disse que poderia levar uma via normal. Não me senti bem, e no ônibus tive muita dor. Não voltei mais ao trabalho, por conta do caminho mesmo e tbm, pq não aguento ficar muitas horas sentada. Depois de quanto tempo posso pegar ônibus e metrô de maneira segura. Volto ao médico e peço uma atenção maior e maiores esclaecimentos?
    Obigada.

  7. Oi ,boa tarde !
    Gostaria de saber oqual seria o procedimento de uma costela quebrada ,fui ao medico bati um raio x do torax e acusou um costea quebrada desde de lá que sinto muitas dores e falta de ar e dor de cabeça costante não retornei no medico para pegar o raio – x fiquei traumatizada , mais as dores continua muita ,muitas,muita dores fortes nas costas e quando me deito o que devo fazer.??/???????

    obrigado pela a oportunidade.
    jesus te ama.

  8. Eu estava pulando no Pula-Pula quando fui sentar e começou me dar uma dor fraca bem na parte da frente das costelas e ao passar dos dias doi quando faço movimentos muito bruscos e quando tosso e espirro a e tbm quando pego força algúem pode me ajudar ??

  9. Sinto dores do lado esquerdo da frete pra tras das costas nas costelas abaixo do peito as costas n posso nem encostar na cadeira que doi a frente tem um carosso duro parescendo que a costela m0tou uma encima da outra isso tudo quando tava gravida t lavando roupa gravida abaichei pra pegar o balde sentir como se minha filha saice de baixo da costela doeu muito depois fiquei assim

  10. Devo consultar me com um traumatologista em um caso de suspeita de fratura de costelas?
    histórico:
    dia 4 de janeiro senti dores fortes e pensei ser cauculo renal,
    dia 6 de janeiro tive uma segunda dor forte após longa aminhada, (fui a um pronto socorro e o clinico geral suspeitou de lesão muscular)
    hoje dia 8 de janeiro as dores reapareceram. Apenas ontem li a respeito de fratura de costelas, descartei por não ter sofrido nenhum tombo, no entanto dia 28 de Dezembro:
    estava acompanhando minha esposa em um onibus e antes de descermos,
    o motorista freou e acelerou bruscamente,
    minha esposa se desequilibrou para traz e se apoiou em mim, 5 a 19 cm de distancia no máximo
    eu recuei também de 4 a 10 cm para traz e apoiei nosso peso aproximadamente 170 kg nas costelas do lado esquerdo, o lado dolorido por sinal, na coluna oposta a da porta.
    não tenho problemas para respirar,
    tenho uma dor relativamente forte ao apalpar as costelas mais de baixo e alguma ao lado da cervical (lado esquerdo novamente) acima da bacia, está por sinal já quase desaparecera por completo.
    as dores quase cessam ao buscar um ponto de pressão próximo ao lugar dolorido em aproximadamente 6 min.

    Sei que é um tanto extenso esta postagem mas, como perguntei aneriormente, devo consultar me com um traumatologista em um caso de suspeita de fratura de costelas?

    Muito obrigado pela atenção e desejo um feliz ano novo.

    • COM CERTEZA, POIS UMA COSTELA FRATURADA PODE PERFURAR ALGUM ORGÃO, TIPO PULMÃO, BEXIGA, VAI MMO EU NÃO FUI NO MMO DIA QUEBREI DIA 2 E FUI DIA 4, HOJE VOLTEI AO MÉDICO POIS NÃO PODE ENGESSAR, E SIM IMOBILIZAR C FAIXA E AINDA NÃO COLOU ,AGORA RETORNO AO MEDICO SÓ DIA 15 DE FEV,E DÓI SE QUEM TEM Q SABE COMO DÓI, PROCURE UM MÉDICO, NÃO DEIXE DE IR UM RX RESOLVE SEU PROBLEMA, BOA SORTE.

  11. Olá, eu sinto dores e gases logo abaixo do peito esquerdo, e faz mais ou menos 1 semana que sinto dores nas costas tipo pontadas, do mesmo lado, já tive pneumotórax há 1 ano e 4 meses, e gostaria de saber se estes sintomas tem a ver com costela fraturada ou com o pneumotóxáx? Visto que as dores não são fortes, são pontadas leves, comecei a malhar na academia faz 2 meses, acha que devo procurar um médico pra fazer um raio x, ou devo parar de me preocupar, será que é algo grave? por favor me responda!!!!Obrigada. Ana Carolina Lima.

  12. estou c duas costelas trincadas, fui ao médico tirou rx e enfaixaram as costelas, cai e bati as costas na cama, isso desde o dia 2 de janeiro troquei varias vezes a faixa que quando colocada nem consigo respirar direito, vai passando um tempo pois não consigo fazer repouso ela vai laceando, agora o médico pediu p retornar dia 29/01 p tirar outro rx, acho q não tem perigo de se agravar ou tem. obrigado pela atenção, aguardo resposta breve, pois estou preocupada.

  13. ola tive um acidente de trabalho onde um portao com 3 metros pesando aproximadamente mais de 100 k caiu sobre minha coluna, desde entao sinto muita dor o medico da loja disse que nao houve nada passou um tempo e passei mal na loja sentindo varias dores me socorreram e disse que era a lombar, hj dia 26 de janeiro sentindo muita dor procurei um medico que ao tirar um raio x disse que possivelmente estou com a costela trincada pois sinto fortes dores ao tossir rir e quando faco qualquer movimento gostaria de saber se ainda consigo processar por acidente de trabalho a empresa

  14. tive um acidente era a passageira ambulancia me leva ao hospital para fazer controlo, sentia cosa estranha do lado esquerdo a costela abaixo dores, puntada de uma agulha nao posso dormir do lado esquerdo, a medica me diz que ho uma costela quebrada, chorei tanto ela me disse se sobesse que era emotiva nao me dizia nada, fato radiogafia, me mandam a casa com repouso absoluto por 10 dias, depois torno em hospital eu pergunto se ho a costela quebrada me dizem que e tudo bem, mais nao me dao as radiografia sera porque viram que sou emotiva fico desesperada, nao posso me abaixar, movimento brusco me dizeram se cura sozinha essa costelinha de baixo onde tinha a cintura de sigurança junto com airbag que me imprensava algem me diz alguma se essa costela e quebrada ou nao aqui nessa italia acontece de tudo

  15. ola, tive uma queda a quase 2 anos na hora nao percibi mas depois vi que minha costela do lado direito acima do abidomen ficou fundo quando passo a mao quase nen sito os ossos do costela , ficou diferente do ldo esquerdo que e normal,dor eu nao sinto oque sera que aconteceu alguem me responde por favor estou preocupada

  16. Poxa! Por duas vezes tive costelas quebradas, inclusive está com 4 semanas do último acontecimento, hoje já me sinto totalmente recuperado, o interessante é que não descansei nada, pelo contrário, mesmo com dores horríveis e dificuldade de respirar não parei nem de jogar meu futebol. Da primeira vez, o caso foi mais grave, mau eu conseguia falar, também não fiz tratamento nenhum, a recuperação demorou uns 4 meses, mas ficou um caroço que passou anos para sumir.

  17. Fraturei 3 costelas. Estou usando uma faixa toraxica.
    Me ensinaram a tomar mastruz com leite. Tô experimentando também pra ver se funciona.
    Sinto muitas dores e desconforto. É dificil dormir, respirar. Sinto muitas dores de cabeça. Também tava tomando analgésicos mas, parei porque tá atigindo meu estômago. Sinto muitas dores no estômago. Vai fazer 1 mês.
    O médico falou que durante um ano sentirei dores.
    Ai, ai, ai.

  18. A dor de fratura da costela é terrível,e só quem passa por isso pode saber o que é.Eu tive 3 fraturas de costela,sem ter caído ou batido em algum lugar.Nem conseguia dormir de tanta dor,mas o médico que eu fui,não deu muita importância ao fato.Trabalho como repositora de mercadorias e pego muito peso.Passei uma boa parte trabalhando com muita dor.Descobri que tenho osteoporose com 45 anos de idade.Repouso absoluto e analgésicos são fundamentais.

  19. Eu também sofri um acidente de trânsito com moto e fraturei 9 costelas, uma perfuro meu pulmão me deixando em coma. Já se passaram sei meses, dores ainda sinto, mas parei medicação já. Só algo me incomoda é esse estufamento logo abaixo donde foi o trauma. Já fui em vários médicos e nenhum conseguiu me dar um diagnóstico do que seria. Sinto me desconfortável., mas lendo a publicação do Wanderley Minervino me identifiquei com as reações do caso dele. O jeito é pedir paciência, se é que demora ano. Creio que isso pode ser uma Protusão osséa.

  20. Sofri um acidente esquiando praticando snowboard em Vernon-New Jersey, numa estação de esqui chamada Mountain Creek, que por sinal muito bem equipada e estruturada.
    Estava ja no final da pista faltando uns 200m para o carrossel do lift, enquanto fui desviar de uma pessoa que caiu na minha frente. Parei de vez e cai sobre meu braço e ombro direito, com peso do meu corpo.
    Consegui me levantar, caminhar em direção a entrada do salão do restaurante. E chegando la pedi socorro medico ao pessoal do staff da estação… dai prontamente apareceu uma paramédica que conversou comigo, pq estava meio enjoado e com nauseas. Fui caminhando ate o posto medico e de la me encaminharam de ambulância para um hospital numa cidade próxima, chamada Norwik, NY. Graças a Deus eu tinha feito o seguro internacional de saúde.
    La fizeram raio-x por duas vezes porque pedi, pois era na area de costelas, clavícula e ombro direito. Após o resultado disseram que não tinha fratura, que era lesão muscular so me prescreveram remédio para dor e nada mais. O acidente conheceu numa quinta-feira.
    Na segunda-feira ainda me incomodava muito de dor e respiração. Dai fui para outro hospital, ja em Houston, TX.
    La fizeram novo raio-x e o medico me falou que não tinha osso quebrado. Perguntei se não seria necessário um exame mais profundo, ultra-som, topografia. E ele me disse se tiver quebrado alguma costela ou clavícula, ele não poderia fazer nada.
    De volta ao Brasil, uma semana depois do acidente, na quinta-feira 13 fev, fui ao meu ortopedista e relatei tudo o que aconteceu. Me solicitou uma Tomografia da cervical e tórax direito e ombro.
    Resultado: 02 costelas quebradas (1 e 2 costelas)
    Repouso absoluto do braco direito, gelo, remédio para dor. 6 semanas para recuperação!
    Negligencia medica no diagnostico?Nesse período, peguei 03 voos, 02 de 3h30 e um de 7h. Imagina o incomodo.
    Espero que seja util para vocês.