Como identificar os sintomas da tuberculose


04

Causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa que, em geral, afeta os pulmões, o que não a livra de poder atingir qualquer outro órgão do corpo, como os rins, a pele, o cérebro, entre outros. Como a tuberculose pulmonar é a forma mais recorrente da doença, é ela que iremos frisar: seus sinais, diagnósticos, contágios, curas e tratamentos. A tuberculose é transmitida pelo ar contaminado, exposto ao paciente contaminado, você ficará suscetível ao compartilhamento da doença através de tosse, espirro, saliva ou por simples conversas mais próximas ao enfermo. Dica: evite aglomerações em ambientes fechados, use máscaras de proteção, desintoxique-se regularmente com o uso do álcool em gel.

4195919691 1dd18a0d3b Como identificar os sintomas da tuberculose

Via Flickr

Resumidamente, os sintomas dessa enfermidade pulmonar são os seguintes – atente para as seguintes situações: tosse seca e persistente, evoluindo para mescla com secreção de pus, muco e sangue; um mal estar generalizado, dores torácicas, perda de apetite e de peso; suor noturno exacerbado; iminência de febre e dificuldade respiratória. Já quando a tuberculose atinge alguma região que não a dos pulmões, seus sintomas variaram conforme a área afetada no corpo. A tuberculose é lenta, evolui em semanas, motivo pelo qual alguns pacientes recorrem à ajuda médica tardiamente.

Como perceber cada sintoma da tuberculose pulmonar?

Não menospreze a ocorrência de febre em pacientes acometidos pela tuberculose. Atente para a febre com temperaturas muito altas, em torno de trinta e oito graus e persistentes com constância de ocorrência ao final do dia. Preste atenção nos chamados suores noturnos que ocorrem até mesmo na ausência de febre. Não despreze a tosse que, em sua manifestação sintomática da tuberculose, tem suas especificidades. Observe seu caráter crônico e seco, com evolução lenta e agravadora, chegando ao aspecto purulento e com muco de cor verde amarelado. Preocupe-se com o expelimento de catarro misturado ao sangue, o que já prenuncia um estado avançado e grave da doença pulmonar. Não ignore os sintomas de mal-estar generalizado, com dores, cansaço, perda de peso e falta de ar. Associado a um forte acometimento da região torácica do paciente que se dá por conta de um esforço feito em meio a toda lesão ocasionada pela doença aos pulmões e a prática respiratória.

Como diagnosticar a tuberculose pulmonar? Há prevenção? Tratamento? Cura?

Ao perceber os sintomas mencionados, é possível confirmar a existência da tuberculose pulmonar através de uma avaliação médica. Geralmente, o profissional especializado observa o histórico clínico e familiar do paciente e solicita a radiografia do tórax e um exame laboratorial do catarro expelido pelo enfermo. Caso seja diagnosticada a doença, os pacientes são submetidos ao tratamento feito basicamente por um coquetel de antibióticos, durando por volta de seis meses. Atenção: a eficácia do tratamento é diminuída ou anulada caso o paciente não complete o tempo determinado de cuidados, o que poderá agravar a fortaleza da doença em seu organismo.

8161331504 3cbf87b6b5 Como identificar os sintomas da tuberculose

Via Flickr

Além das prevenções básicas contra o contato direto feito pelo ar com pessoas doentes, há uma vacina contra a tuberculose, a chamada BCG, que é aplicada em crianças em favor do impedimento das formas mais graves de tuberculose, como é o caso da pulmonar. Cuide-se, visite o seu médico regularmente!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !