Como identificar uma aranha marrom


3414329799_76280d97de

A Aranha Marrom é uma das espécies de aranhas mais comuns pela América, principalmente na América do Sul. Mas sua fama de venenosa a precede e é sempre bom saber identificar esse tipo de aranha para evitar acidentes, algo não complicado e que será bem útil para você se precaver.

Existem vários tipos da aranha marrom pelas Américas. Somente no Brasil há mais de oito variações delas espalhadas de norte a sul do país, entretanto, as diferenças entre uma e outra são bem sutis, não sendo muito complicado identificar uma quando você a vê.

A maior complicação em como identificar essa aranha se refere ao fato de que ela não é agressiva, ou seja, você poderá muito bem vê-la passeando pela parede da casa muito descompromissada, inclusive podendo “brincar” com ela sem perceber o perigo. A aranha marrom ataca somente quando está sendo agredida, como por exemplo, ao ser esmagada, e isso pode acontecer facilmente por acidente devido aos locais onde ela se esconde.

6930510498 ae4decfd10 Como identificar uma aranha marromjacilluch/Flickr

Ao avistar uma aranha suspeita, observe os seguintes detalhes sobre ela:

  1. Atente para o tamanho da aranha. Os espécimes de aranha marrom são geralmente bem pequenos, de cerca de 1 cm e meio.
  2. Observe a coloração dela que, como o próprio nome acusa, é de fato marrom. Entretanto, a aranha marrom tem essa cor por todo o corpo de forma quase homogênea. Da mesma forma, a proporção entre tamanho das patas e abdômen é bem equilibrada, ou seja, ela tem pernas curtas.
  3. Confira a coloração dos olhos da mesma. Muitos tipos tem olhos brancos, mas todas elas possuem somente seis olhos ao invés do padrão de oito olhos. Uma forma bem fácil de identificar a quantidade de olhos é tirando uma foto com flash ativado e em zoom na cabeça da aranha. Os olhos de aranhas são reflexivos e isso tornará bem simples de identificar o número.
  4. Veja o local onde a aranha está indo. Esse tipo de aranha faz teias irregulares, sem desenho, e acima de tudo gostam de fazê-las em locais bem fechados e escondidos, como o interior de sapatos, atrás de cortinas e até mesmo em roupas que fiquem penduradas em cabides.
  5. Algumas espécies podem ter o desenho de uma estrela no cefalotórax – a parte que une a cabeça e peito da aranha, logo acima da barriga e bunda.

 4246083094 1fe81e2528 Como identificar uma aranha marromMhedin/Flickr

Acima de tudo na hora de lidar com uma aranha marrom é ter cautela com seus pertences pessoais onde ela pode se esconder. A aranha é muito pequena então representa um risco muito pequeno de atacar se você for removê-la de um local como suas roupas ou sapatos. Apenas não esmague-a.

A picada dessa aranha também é bastante enganosa, já que não se sente dor alguma ou uma leve irritação e não aparecem marcas. É somente depois de 12 a 14 horas que sinais da inoculação do veneno começam a aparecer, com necrose da pele e possivelmente febre. Em caso de suspeita de ser picado, procure um centro de emergência para receber o soro antídoto, pois o veneno dessa aranha por muito tempo no sistema pode causa falência renal.

(Imagem destaque: oakleyoriginals/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !