Como instalar amplificador de sinal


antena

Quando o sinal da televisão não está da maneira adequada, logo temos o instinto de ir atrás de um amplificador de sinal, para que a qualidade volte aos canais. Aprenderemos aqui para quê serve um amplificador, quando deve ser utilizado e como instalá-los.

4337848892 832432c6a2 z F550x450 Como instalar amplificador de sinal

Via Flickr

Passo 1 – O que é um amplificador?

O amplificador serve principalmente para melhorar a recepção dos canais em sua televisão. Ele é um aparelho que ajuda a tarefa de captar melhor o sinal recebido. Quando há perda significativa do sinal, pelo tamanho do cabo, é recomendável a utilização do aparelho. O amplificador é capaz de recuperar até 20 dB.

Passo 2 – Quando utilizar um amplificador?

Devemos utilizar um amplificador quando o sinal, dividido entre diversos pontos (quando fazemos com que uma antena gere imagem para diversas televisões), fica fraco. Entretanto devemos certificar se há mais de 35 metros de cabo entre a televisão e a antena. Quando há mais do que 30 metros de cabo é desaconselhável seu uso, visto que a possibilidade da recepção do sinal cair é maior do que aumentar.

Como já dissemos, o amplificador consegue recuperar no máximo 20 dB. Isto quer dizer que se o sinal de 20 dB é captado na antena, será amplificado ao, no máximo, 40 dB. Pelas perdas, sem o aparelho, ele poderia chegar a 5 dB, e pelo amplificador ele poderá chegar, ao máximo de 20 dB. O que queremos dizer é que a quantidade máxima nunca será superior a que é recebida pela antena.

Passo 3 – Como instalar?

Certificado do passo anterior, devemos saber que o amplificador deve ficar o mais perto possível da antena. E quanto mais longe, mais sinal é perdido e o objetivo fica mais longe de ser atingido.

O amplificador deve estar na metade exata da instalação. Caso o cabo contenha 40 metros, o aparelho deve ser instalado aos 20 metros da mesma. Vale lembrar que cada antena deve ter seu amplificador. Certifique-se de que ele estará o mais próximo possível da zona determinada.

Passo 4 – Cuidado

A recepção de canais é algo que pode sofrer alterações por mudanças mínimas (Lembre-se de que normalmente duas pessoas tentam sintonizar melhor a antena, um tenta mudar sua posição e outro conta como a mudança afetou a recepção). Então, certifique-se de planejar o que será feito antes de começar a instalação. Pois quaisquer descuido pode fazer com que a instalação, que seria um benefício no orçamento, seja um peso a mais, visto que terá que chamar alguém para completar ou modificar totalmente seu serviço.

5534285042 3f108c9199 z F550x450 Como instalar amplificador de sinal

Via Flickr

Lembre-se também que os fios da antena não devem ter contato com outros fios como de telefone ou eletricidade. Caso isto aconteça, poderá haver perda considerável do sinal por interferência. Não se esqueça também de que muitas pessoas que têm a intenção de mudar a recepção da antena acabam sendo eletrocutado ou proporcionando um curto circuito em toda a instalação elétrica da casa.  Então, se você se sente inseguro para mudar quaisquer partes da recepção de canais, vale chamar um profissional competente, visto que é melhor pagar e manter a segurança e a qualidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !