Como instalar caixa d’água


8282721486_b3df5c1ab5

Instalar uma caixa d’água residencial é, para algumas pessoas, um grande desafio que requer prática e habilidades específicas, dada a importância desta atividade. Por conta disso, muitos preferem contratar um serviço especializado que pode pesar no bolso e no orçamento com a compra de materiais e contratação de mão-de-obra.

Para quem estiver disposto a realizar pessoalmente esta função doméstica, apresentamos agora dicas de como instalar a caixa d’água da maneira mais simples e segura. Acompanhe o passo-a-passo e saiba como realizar com excelência este serviço.

Materiais

  • Serra copo (DN 25 e DN 50);
  • Furadeira;
  • Rasqueta;
  • Arco de serra;
  • Estopa (branca);
  • Trena;
  • Lixa pano (100);
  • Fita veda rosca;
  • Lápis ou caneta;
  • Adesivo plástico para tubo PVC;
  • Solução de preparo (cola)
  • Tubo e conexões hidráulicas.

8281663853 89ba9b0a2f Como instalar caixa dáguaforadoeixo/Flickr

Passo a Passo

  1. Lixe todas as conexões e extremidades dos tubos PVC. Na parte superior da caixa d’água existe um círculo largo onde deve ser encaixado o adaptador com o registro para controle hidráulico, sendo este o responsável por receber e armazenar a água no reservatório. Feito isso, corte um pedaço de dez centímetros de tubo PVC previamente lixado, passe a solução e o adesivo em uma de suas extremidades para ser soldada na bolsa do adaptador (lado externo), com precisão e alinhamento. Na outra extremidade do tubo PVC encaixe uma das curvas em 90° utilizando novamente a solução e o adesivo.
  2. Faça as conexões até alcançar a tubulação de entrada de água. O ideal é que você inicie a instalação com a caixa d’água posta no local onde deverá permanecer posteriormente, devidamente plaino e nunca em contato direto com o solo ou laje. Prepare uma base de madeira ou de alvenaria antes de colocar a caixa d’água em seu lugar definitivo. Continue utilizado pedaços de tubo PVC e conexões até que a entrada de água seja alcançada. Utilize a trena para obter maior precisão.
  3. Pegue a torneira de boia que acompanha a caixa d’água e passe a fita veda rosca em sua extremidade, que deverá ser encaixada na parte interna do adaptador de registro que já foi instalado. Agora, pegue a trena e localize, na caixa d’água, o local indicado para abertura de um círculo que deve ser confeccionado utilizando o gabarito que acompanha o adaptador (guia circular). Meça 3,5 a partir do fundo da caixa para cima, desenhe o círculo com um lápis ou caneta e utilize uma serra-copo (50) com o auxílio da furadeira para concluir esta etapa. Lixe as extremidades.
  4. Após realizar o furo inferior na caixa, encaixe o registro extravasor bem como feito anteriormente com o adaptador de registro e vá soldando os tubos e conexões até que seja alcançada a tubulação de limpeza. Acima desta instalação, confeccione mais um furo com a serra-copo (25), que será utilizado para esvaziar o excesso de água na caixa.
  5. Realize a conexão entre a parte superior e inferior do registro extravasor, sempre medindo previamente os tubos e guias para que o alinhamento seja perfeito. E não se esqueça de lixar a parte interna e externa dos tubos e conexões antes aplicar o adesivo e a solução para PVC. Verifique se as ligações entre a entrada de água e a limpeza da caixa estão devidamente instaladas, tampe a caixa d’água e perfure-a para a colocação de parafusos fixadores (caso eles venham juntos com o modelo adquirido). Feito isso, abra o registro e verifique a normalidade do serviço.

8281666393 562b3dc1d1 Como instalar caixa dáguaforadoeixo/Flickr

Dicas:

  • A caixa d’água deve ser fixada em local plaino e nunca diretamente sobre lajes e construções;
  • Escolha uma área de fácil acesso, pois é importante realizar a limpeza da caixa d’água, no mínimo, três vezes ao ano;
  • Informe-se sobre a instalação de bloqueadores de ar em sua caixa, pois são equipamentos que ajudam a deixar a conta de água mais barata;
  • Caso seja sua primeira experiência com instalações, peça a ajuda de um amigo e estude bem as conexões, medidas e peças montáveis antes de por a mão na massa;
  • E não se esqueça de ler atentamente o manual de instruções. Qualquer dúvida, ligue para o fabricante ou contrate um serviço especializado.

Siga todas as etapas atentamente e utilize as ferramentas para que seu trabalho seja excelente. Não tenha pressa durante a instalação da caixa d’água e certifique-se de que tudo esteja perfeitamente conectado antes de começar a enchê-la.

Boa Sorte!

(imagem destaque:foradoeixo/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !