Como instalar um amplificador no som do carro


6931181886_a3bfd175e7

Para obter o efeito total do sistema de áudio do seu carro, você pode tentar instalar um amplificador de carro para alimentar as colunas. Além disso, se você quiser usar subwoofers, você vai precisar de um amplificador para usufruir do poder deles. A instalação de um amplificador de áudio para carro é uma tarefa bastante simples, que vai fazer você economizar dinheiro no sistema de som do seu carro. Este guia mostra como instalar um amplificador de carro para qualquer dos fins citados acima.

6931179546 f67a562c7a Como instalar um amplificador no som do carro SOM AUTOMOTIVO ITAJAÍ/Flickr

Materiais

Confira a lista de itens que você precisa:

  • Cortadores de arame e alicates
  • Manual do carro
  • Manual dos itens que você quer instalar
  • Auxílio de um profissional capacitado (se possível)

Instruções de preparação

  • Escolha onde colocar o seu novo amplificador. Se você está instalando subwoofers, geralmente é melhor colocar o amplificador no porta-malas ao lado (ou ligado) à sua caixa de subwoofer. Se você estiver colocando os alto-falantes do carro de alimentação principais com o amplificador, então ele pode ser melhor adaptado sob o amplificador, no banco do passageiro.
  • Compre um cabo de alimentação de muita espessura (a espessura necessária depende da potência total do seu amplificador, peça a um representante de vendas ou consulte o manual do seu amplificador para obter a bitola adequada), que vai chegar a partir de sua bateria para o amplificador (o cabo de alimentação também deve ter um fusível interno para proteger o amplificador); 3 metros de cabo de terra de igual espessura, como o cabo de alimentação, um cabo de sinal RCA para transportar os sinais esquerdo e direito da sua unidade principal para o amplificador e um fio, que também irá partir da unidade principal para o amplificador.
  • Reúna as seguintes ferramentas: chaves de fenda, cortadores de fio, descascadores de fios, alicates, uma faca, lixa e uma fita adesiva com uma caneta para a rotulagem. Se você estiver ligando o amplificador para os alto-falantes, você também vai precisar de 2 frisos de conectores fêmea para cada alto-falante.
  • Encontre um manual com instruções sobre como tirar o traço do seu carro (não o traço todo – apenas uma unidade ou todo o topo, a fim de ligar os fios atrás).

2369139495 1497cdae17 Como instalar um amplificador no som do carroSOM AUTOMOTIVO ITAJAÍ/Flickr

Como instalar um amplificador no som do carro

Veja a seguir detalhes da Instalação (como instalar um amplificador no som do carro):

  1. Desligue o cabo de aterramento (negativo) de sua bateria. Nunca trabalhe no sistema elétrico do seu carro com este aparelho ligado.
  2. Fixe o fusível do cabo de alimentação de espessura positivo (+ / vermelho) com o conector do terminal positivo da bateria. Agora tente colocar o fusível no porta-fusível.
  3. Execute o cabo de alimentação através do seu carro (geralmente há uma abertura no lado do motorista) em direção ao amplificador. Se o seu amplificador fica na parte de trás, é melhor executar este fio sob o molde de plástico, que fica ao longo da borda inferior do seu carro. Tenha cuidado onde você instala o fio, pois os cabos de alimentação nunca devem estar perto dos fios que captam sinal ou do alto-falante.
  4. Encontre um parafuso de metal de seu carro (que fica perto do amplificador) para conectar o cabo de aterramento. Este deve estar o mais próximo possível do amplificador, nunca superior a 3 pés.
  5. Rigue os conectores RCA e o controle remoto no fio, na parte de trás de sua unidade principal.
  6. Se você está instalando subwoofers, tente desligar o amplificador e pule para o passo 7. Execute o fio de calibre 16 de cada um de seus alto-falantes no amplificador. No lado dos ampères, tente usar a fita adesiva para identificar cada fio, para que você saiba qual é o do alto-falante. Ligue os conectores nos alto-falantes, certificando-se de combinar o positivo (+ / vermelho ou branco) com o terminal positivo, e o negativo (-/black) com o negativo.
  7. Conecte tudo ao seu amplificador. Só tente retirar quando você precisar da extremidade de cada fio para fazer uma conexão sólida, você não quer deixar um fio exposto ou pendurado para fora.
  8. Proteja o seu amplificador.
  9. Reconecte o cabo negativo do seu carro na bateria. Teste o seu sistema e veja tudo funcionar.

2369953674 20a6f4def8 Como instalar um amplificador no som do carroSOM AUTOMOTIVO ITAJAÍ/Flickr

Leia o manual do seu amplificador, ele vai te dar todos os tipos de informações úteis e informações relevantes, como os medidores adequados de fios e até qual fusível utilizar em cada situação. A causa mais comum de um amplificador não funcionar é um terreno ruim. Se o amplificador não está funcionando, tente um local diferente para conectar o cabo de aterramento. Se você conseguiu seguir à risca todas as dicas deste tutorial, suas chances de conseguir instalar o seu produto são grandes, boa sorte!

(Imagem Destaque:  SOM AUTOMOTIVO ITAJAÍ/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !