Como instalar um disjuntor


5187384681_c261940494

Numa residência existem alguns dispositivos elétricos chamados disjuntores que são extremamente necessários para a nossa segurança e bem estar, pois eles são responsáveis em nos proteger contra possíveis incidentes causados por sobrecargas elétricas. Estes dispositivos desligam automaticamente a alimentação de energia da residência para que não ocorram incêndios na rede elétrica.

Dada a importância do disjuntor ou conhecido popularmente como “chave geral”, o procedimento de instalação também é muito importante para que o mesmo funcione perfeitamente em caso de sobrecargas.

E este artigo pretende dar dicas e ensinar passo a passo, como você deve fazer para instalar um disjuntor em sua residência.

Para instalar um disjuntor é preciso ter

  • Ferramentas para instalação
  • Um conhecimento básico de eletricidade
  • Um local adequado para instalação

3210354622 beba1f44fc Como instalar um disjuntoroomlout/Flickr

Dicas

Agora veja as dicas para que você instale um disjuntor perfeitamente em sua residência.

  • Ferramentas para instalação. As ferramentas necessárias para executar a instalação do disjuntor são as seguintes: chaves de fenda ou chave Philips de tamanhos variados, um alicate de corte e um alicate universal. As chaves de fenda ou Philips variam de tamanho, pois as medidas dos parafusos podem variar, então procure utilizar um jogo de chaves para garantir o sucesso da instalação, já o alicate de bico servirá para descascar os cabos elétricos e o alicate universal para segurar com mais firmeza o cabo elétrico no momento da fixação dos cabos no disjuntor.
  • Conhecimento básico de eletricidade. O conhecimento básico de eletricidade é importante para que você faça o serviço com mais segurança e com mais confiança no sucesso da instalação. Então se você não tem um conhecimento básico, não precisa se desesperar, procure se informar com amigos, assista a vídeos tutoriais na internet ou leia artigos explicativos para que você entenda mais sobre a função do disjuntor e sobre a sua instalação.
  • Local adequado para instalação. O local adequado dever ser observado no momento da instalação. Um disjuntor não pode ser instalado num local descoberto, pois a chuva virá e poderá causar um curto circuito no disjuntor. Então procure comprar uma caixa de suporte para disjuntores ou faça a instalação num local coberto e longe do alcance das crianças.

Passo a passo

2343629932 f23831c848 Como instalar um disjuntorEurritimia/Flickr

 Agora veja passo a passo como instalar um disjuntor:

  1. Desligue o disjuntor geral de energia da residência.
  2. Retire os parafusos da caixa de disjuntores da residência, utilize chaves de fenda ou chave Philips de acordo com o tipo de parafuso.
  3. Retire os parafusos de fixação dos cabos elétricos que estão instalados no disjuntor, normalmente são apenas dois parafusos.
  4. Retire o disjuntor danificado da caixa de disjuntores.
  5. Instale o novo disjuntor, observe a posição, “on” ligado e “off” desligado, os disjuntores já possuem essa marcação em seu corpo.
  6. Coloque os cabos na entrada e na saída do disjuntor utilizando o alicate universal para uma melhor fixação, se necessário, utilize o alicate de bico para aumentar as pontas dos cabos.
  7. Aperte as dois parafusos de fixação dos cabos no corpo do disjuntor.
  8. Religue o disjuntor geral da residência e faça os testes.

Uma dica muito importante é que o sentido horário é o sentido de aperto e o sentido anti-horário é o sentido de desaperto.

Caso você necessite trocar o disjuntor geral da residência, o procedimento é parecido, porém você terá que fazer o trabalho com o circuito energizado, pois você não terá acesso à rede elétrica de energia de alimentação da rua, então tome cuidado em não encostar os fios um no outro e também em encostar o fio na carcaça do poste padrão, pois você poderá tomar um choque. No mais, esteja calçado e utilize o alicate universal com isolamento para manusear os cabos elétricos.

(Imagem Destaque: Jenn Durfey/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !