Como instalar uma fechadura eletrica


lock

As fechaduras elétricas trazem para a sua casa uma maior segurança e comodidade de, pois funcionam de forma automática, e podem ser integradas a outros sistemas inteligentes no seu ambiente doméstico. Nesse texto iremos ver algumas dicas e sugestões, bem como o passo a passo, para instalar, e utilizar da melhor forma uma fechadura elétrica.

4570243593 399c02c4ef z F550x450 Como instalar uma fechadura eletricaMatti Mattila / Flickr

Compreendendo o funcionamento da fechadura elétrica

A fechadura elétrica, como o nome sugere, é acionada por um processo elétrico, de forma diferente da fechadura convencional. Na fechadura normal a trava da porta é movida pela chave, quando essa é introduzida e girada, enquanto que na fechadura elétrica, a trava é movida automaticamente, quando você aciona algum dispositivo, como um botão em outro cômodo da casa, que libera uma corrente elétrica, que aciona o mecanismo. A fechadura elétrica também pode ser acionada remotamente, para isso um controle remoto envia um sinal a distância, que é interpretado por um receptor, que aciona o circuito. Dessa forma, um motor elétrico, combinado com a fechadura elétrica, pode acionar um portão de longe, o que pode ser extremamente prático, quando você chega da rua com o seu carro, por exemplo, dispensando a necessidade de ter que descer e abrir o portão.

Instalando a fechadura elétrica

A fechadura elétrica deve, preferencialmente, ser instalada nos portões ou porta de entrada da sua residência, comércio, ou empresa. Uma vez que essas entradas são as mais importantes de serem protegidas, e são as que ficam mais tempo fechadas. Deve-se pensar também em que local da casa ficará instalado o botão acionador da fechadura. Esse local deve, preferencialmente, ficar dentro da casa, em um local que seja ao mesmo tempo acessível, mas não muito acessível para quem não está dentro da casa. Isso é necessário por questões de segurança, é importante que somente de dentro da sua residência a fechadura possa ser acionada. Embora isso não seja possível no caso controle remoto. Você poderá combinar a fechadura elétrica também com um porteiro eletrônico, ou mesmo com um interfone simples, dessa forma você poderá abrir o seu portão para alguma pessoa que chegar em sua casa, sem precisar se deslocar até ele. Cabendo então, a pessoa entrar, e travar o portão novamente.

887339707 9453ee82be z F550x450 Como instalar uma fechadura eletricaEvan Bench / Flickr

Outros detalhes

A fechadura elétrica também é aberta por uma chave convencional, é importante utilizá-la eventualmente para ver se ela está funcionando bem. Uma vez que o sistema elétrico pode estar mais sujeito a defeitos, bem como influências externas, como falta de energia. Portando, o método de destrancamento convencional do portão, sempre deve estar disponível. Se a fechadura é instalada em sua empresa, vale a pena pensar na possibilidade de instalar um gerador elétrico de emergência, ou mesmo uma bateria, para sustentar não só a fechadura elétrica, mas também os outros sistemas de segurança. Outro ponto a ser considerado é a contratação de uma empresa especializada para realizar a instalação, ou para avaliá-la, caso você mesmo a faça. Isso é importante para atestar sobre a qualidade e segurança da instalação.

Esperamos que nossas dicas lhe auxiliem a instalar a sua fechadura elétrica.

(Imagem destaque: Jonas Ahrentorp / Flickr)