Como interpretar Espermograma


4416784677_7949708429

O espermograma é um exame laboratorial cuja função é identificar e analisar a quantidade de espermatozoides funcionais presentes em determinada amostra de sêmen. É um exame muito importante do ponto de vista clínico, já que permite ao médico identificar problemas tanto na produção, quanto na qualidade dos espermatozoides do paciente. É um exame requisitado principalmente quando um casal busca por auxílio profissional para obterem um filho.

Geralmente, a dificuldade em engravidar gera uma série de exames que deve ser efetuada tanto no homem quanto na mulher. Ao interpretar um espermograma, o profissional irá buscar por anormalidades na mobilidade, quantidade, tamanho e vários outros fatores. Embora seja possível o paciente ter uma ideia prévia sobre o significado de alguns termos do exame, o ideal é que a interpretação, bem como o diagnóstico final seja dado somente por um especialista. Então fique atento às dicas a seguir, mas lembre-se sempre de levar seus exames a um médico especialista na área.

Faça os seus exames em um local seguro

Para que a interpretação seja realizada de maneira correta, primeiramente é necessário que o laboratório responsável pelo exame seja confiável e apresente um laudo sólido e bem estruturado. Para ter mais segurança no resultado, o ideal é realizar o mesmo exame em dois locais diferentes e fazer uma comparação posteriormente. O resultado deve ser o mesmo nos dois exames.

4968163345 107c1c7f64 Como interpretar Espermograma/rdecom/Flickr

Compreenda os principais pontos do espermograma

Todo laudo de exame laboratorial apresenta duas colunas; uma com os resultados obtidos nos testes e a outra com os valores de referência normais em indivíduos saudáveis. Dessa maneira, a compreensão de alguns pontos do exame pode ser um pouco facilitada, mas uma interpretação aprofundada somente pode ser dada por um profissional da saúde capacitado. A contagem por mL deve ser superior a um valor base de 20 milhões. Já a mobilidade na primeira hora deve ser superior a 60% dos espermatozoides. Caso os valores estejam muito distantes da normalidade, é possível que haja algum problema na produção ou na maturação das células reprodutoras.

Procure a ajuda de um profissional capacitado

A interpretação aprofundada de um exame laboratorial, seja ele qual for, deve ser feita por um profissional especializado da área. Biomédicos, Biólogos especializados em Análises Clínicas e Farmacêuticos são os profissionais mais indicados para interpretar de forma correta cada detalhe do exame. Evite buscar ajuda de outras áreas diferentes dessas, como enfermeiros, técnicos ou quaisquer outras áreas da saúde que não estejam diretamente ligadas ao diagnóstico laboratorial.

Cuidado com a ansiedade

Embora a vontade de conhecer o resultado do espermograma seja grande, devido principalmente à importância que o exame tem para quem deseja constituir uma família, o paciente deve conter a sua ansiedade e evitar quaisquer conclusões precipitadas. O médico deve ser sempre consultado antes e após a realização dos exames, de forma a garantir mais segurança durante todo o aprocesso.

7936640174 c7295faab9 Como interpretar Espermograma                                                                armymedicine/Flickr

A leitura final deve ser sempre do seu médico

Embora não existam muitos problemas em analisar os exames por intermédio de outros profissionais, o ideal é que o médico sempre seja consultado. Dessa forma, você vai garantir que o profissional mais adequado seja o grande responsável por sugerir um tratamento e acompanhar cada passo da sua jornada para a formação familiar.

(imagem destaque:armyenvironmental/Flickr)