Como investir em uma cidade sustentável


2202184670_864a83f4ae

A estrutura urbana de uma cidade é fundamental para o bem estar dos seus habitantes e principalmente do meio ambiente. As grandes cidades cresceram vertiginosamente e hoje em dia algumas sofrem de problemas crônicos como: enchentes, congestionamentos e problemas relacionados ao saneamento básico.

E pensando nesse desenvolvimento, uma palavra surgiu e trouxe toda uma revolução no modo de pensar e de agir das pessoas, é a sustentabilidade. Você sabe o que significa essa palavra?

Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente em que vive, elaborando e colocando em prática, planos de ação que contribuam para a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Para fazer uma cidade sustentável é preciso:

  • Investimentos na estrutura urbana
  • Conscientizar os habitantes em relação à preservação do meio ambiente

Agora veja os detalhes de como fazer uma cidade sustentável.

3330037332 a15d7b4e60 Como investir em uma cidade sustentávelrodrigosoldon/Flickr

Investimentos na estrutura urbana

Primeiramente deve existir um plano de políticas públicas para que a estrutura urbana seja adequada ao ambiente em que vivemos. Hoje em dia, as grandes cidades se desenvolveram de forma assustadora, sem existir um pensamento de sustentabilidade, e o preço pago por esse erro é muito caro, pois cada vez mais vemos cidades sofrendo com enchentes, poluição, falta de saneamento básico e doenças.

Então para que uma cidade se torne sustentável é preciso investir na adequação dos imóveis urbanos, no parcelamento do solo, investir na ampliação das áreas verdes, na reciclagem de materiais e na coleta seletiva, implantação de ciclovias para que haja uma diminuição na utilização de veículos, melhoria nos transportes públicos, fechamentos dos esgotos a céu aberto, enfim uma série de políticas públicas que devem ser incrementadas para que haja uma melhoria na estrutura urbana para que as gerações futuras usufruam de uma cidade sustentável.

Conscientizar os habitantes em relação à preservação do meio ambiente

As escolas, as igrejas, as empresas, todos os tipos de mídias, devem fazer uma conscientização para em relação à preservação do meio ambiente. Atitudes simples podem fazer muita diferença para que uma cidade se torne sustentável.

As pessoas devem ter consciência que devem economizar energia, que não devem desperdiçar água, que devem praticar coleta seletiva, que não devem jogar lixos ou qualquer outro tipo de dejeto nos córregos, que devem utilizar mais os transportes públicos, enfim, atitudes simples mais que muitas pessoas não praticam por falta de interesse ou por falta de conhecimento do agravamento do problema da falta de recursos naturais para as gerações futuras.

6021337936 5895d3b60f Como investir em uma cidade sustentável/jlcernadas/Flickr

Perceba que para fazer uma cidade sustentável é preciso que haja uma mobilização de todos os setores da sociedade, pois além de investimentos financeiros, é preciso uma mudança drástica nos hábitos e costumes da maioria das pessoas.

Então faça da sua cidade, uma cidade sustentável, eduque seus filhos, oriente seus pais e amigos e colegas de trabalho, e se preocupe com o ambiente e a natureza que está ao seu redor, afinal de contas, os seus netos podem pagar o preço dos seus erros de agora, entenda que os recursos naturais devem ser preservados, enfim seja consciente, respeite a natureza.

(imagem destaque: FrAntunes/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !