Como jogar Banco Imobiliário


banco_dest

Banco Imobiliário é um dos jogos mais populares do mundo. Em outros países é também chamado de Monopólio. É um jogo que consiste na compra, venda, aluguel e negócios de propriedades, com o objetivo de monopolizar o Mercado Imobiliário, e, se possível, levar todos os adversários à falência, ou pelo menos se tornar mais rico e próspero que os demais jogadores.

Já lançaram várias versões desse jogo, inclusive foi lançado há dois anos o Super Banco Imobiliário que possui cartões de crédito e ações da Bolsa de Valores, mas aqui explicaremos as regras do Jogo Tradicional, que é o mais conhecido e já divertiu várias gerações.

banco imob3 Como jogar Banco Imobiliário

O jogo contém:

  • Casas plásticas,
  • Hotéis plásticos,
  • Cartões de sorte/revés,
  • Títulos de Propriedade,
  • 6 peões de cores diversas,
  • 2 dados,
  • Notas de dinheiro,
  • 1 tabuleiro.

Como jogar:

  1. Abra o tabuleiro e coloque as cartas de sorte/revés embaralhadas e viradas para baixo no local indicado (essas cartas simulam situações inusitadas que acontecem no dia a dia -  roubo de um carro, uma herança recebida, pagamento de uma conta esquecida, etc. e, através delas, você pode ganhar ou perder dinheiro). Cada jogador, então, escolhe um peão, que serão colocados no ponto de partida.
  2. Distribua o dinheiro a cada jogador da seguinte forma: Oito notas de $1, dez notas de $10, dez notas de $50, duas notas de $100 e duas notas de $500. O dinheiro restante irá para o Banco, juntamente com os Títulos de Propriedade. Um dos jogadores deverá ser o banqueiro, ou escolher uma pessoa que não esteja participando do jogo para essa tarefa.
  3. Comece o jogo de forma que o primeiro jogador lance os dados e avance o número de casas estipulado por eles. Lembrando que, se alguém tirar dupla nos dados poderá jogar novamente, mas, se tirar dupla pela terceira vez seguida, irá para prisão.
  4. Comece comprando as propriedades de acordo com os espaços onde seu peão cair – O ideal é comprar o  maior número no inicio, pois quanto mais propriedades você tiver, maior será a probabilidade de receber aluguel por elas e ganhar mais dinheiro (quando outro jogador cai em seu terreno ele é obrigado a pagar aluguel)
  5. Construa casas e hotéis em sua propriedade apenas quando possuir um grupo inteiro da mesma cor, alternando uma casa em cada terreno, até todos os terrenos do mesmo grupo possuírem o máximo permitido que são 4 casas. O hotel só poderá ser construído após o terreno ter 4 casas. Para vender um terreno com casas e hotéis é necessário que antes você venda ao banco, pela metade do preço, as construções que existem nele.
  6. Observe que existe um espaço VÁ PARA A PRISÃO. Você fica na prisão se cair nesse espaço. Para sair de lá você terá que conseguir tirar uma dupla nos dados numa das próximas 3 jogadas. Se não conseguir, na quarta jogada você terá que pagar $50 ao banqueiro, jogar os dados e continuar o jogo normalmente. Há também, as cartas sorte/revés que você irá sortear se cair em uma casa com essa indicação.
  7. Pague Imposto de Renda ao banqueiro se o seu peão cair nesse espaço. A quantia está marcada no tabuleiro. Você também poderá hipotecar seus bens, ou comprar uma propriedade ou terreno hipotecado, pagando ao Banco 20% do valor total, a título de juros.
  8. Receba $200 como honorários cada vez que passar no PONTO DE PARTIDA. É o banqueiro que lhe pagará essa quantia. OBSERVAÇÃO: Durante o jogo, nenhum jogador poderá dar ou emprestar dinheiro a outro.

banco imob2 Como jogar Banco Imobiliário

O jogo termina quando ficar apenas um jogador ou depois de cumprir determinado numero de voltas que pode ser estipulado pelos participantes antes do inicio do jogo. Nesse caso, os valores possuídos através de notas e propriedades deverão ser somados, e aquele que possuir mais bens e dinheiro será o ganhador.

Seu talento para negócios será a alma do jogo e fará de você um empreendedor bem sucedido no Mercado Imobiliário. Mas tome cuidado, pois se não souber administrar, poderá ir à falência.

Boa sorte e bom divertimento!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post