Como jogar batalha naval


2955458336_28e7b85406_b

Trata-se de um jogo de estratégia, onde cada jogador vai tentar afundar a esquadra do inimigo –  e aí entra o fator sorte também, pois os tiros são feitos “às cegas”, já que não se sabe onde os navios estão localizados. Aquele que mais acertar e conseguir afundar toda a esquadra do adversário, ganha.

naval4 Como jogar batalha naval

Não se sabe ao certo, como surgiu esse jogo, mas a versão mais confiável é que ele foi criado por soldados na I Guerra Mundial, com o único objetivo de entretenimento, e, a partir daí, o Batalha Naval foi amplamente divulgado pelo mundo e, mais tarde, ganhou status e versões mais modernas. Hoje em dia é muito fácil encontrá-lo em sites de jogos on line, além de existirem muitas versões desse jogo em tabuleiro.

A versão que ensinaremos aqui é aquela feita numa folha de papel quadriculada e que era muito jogada pelos jovens de antigamente.

naval3 Como jogar batalha naval

Vamos voltar no tempo e aprender a jogar Batalha Naval??  Pegue então 2 folhas de papel quadriculadas  -  uma pra você e outra para seu amigo – ou compre bloquinhos de Batalha Naval à venda em algumas papelarias – e se prepare para essa divertida brincadeira!

Preparando o jogo:

1 - Divida a folha quadriculada ao meio. Uma parte terá seu jogo contra o adversário, (onde você vai marcar os “tiros” que deu)  e na outra parte ficarão suas embarcações.

2 - Numere na horizontal a primeira fileira de quadrinhos com números de 1 até 15.

3 - Numere na vertical a primeira fileira de quadrinhos com letras de A até P.

naval2 Como jogar batalha naval

         Observações:

  • A folha de papel quadriculado representa o “mar” e é onde devem ficar suas embarcações.
  • Os números de casas podem variar. Você pode fazer o “mar” maior ou menor, lembrando que quanto maior for o espaço onde você colocará as armas, maior será a dificuldade.

4 - Desenhe onde desejar (contanto que não se toquem, e sem que seu adversário veja) toda sua esquadra – que aqui também chamaremos de “armas” – e que será composta da seguinte forma :

naval1 Como jogar batalha naval

  • 1 porta-aviões – 5 quadrados seguidos (da folha)
  • 5 Hidroaviões – 3 quadrados intercalados (como se fosse metade de uma cruz com centro vazado)
  • 4 submarinos – 1 quadrado
  • 2 encouraçados – 4 quadrados seguidos
  • 3 cruzadores – 2 quadrados seguidos

Depois de preparar as folhas do jogo, é hora de começar o desafio:

  1. Cada jogador vai disparar 3 tiros nas casas da folha quadriculada, através de coordenadas  (A3, F4, G12, C8 e assim por diante) – o objetivo é acertar as armas ou embarcações do adversário – e, ao mesmo tempo vai marcar os tiros que deu na outra metade da folha.
  2. A cada tiro dado, cada jogador irá avisar o opositor se ele acertou a água ou acertou alguma embarcação, devendo indicar o que foi acertado.
  3. Após 3 tiros e a resposta do adversário é a vez do outro jogador.
  4. Uma embarcação é afundada quando todas as casas que formam essa arma forem atingidas.

Dica: Uma estratégia interessante é colocar algumas embarcações nos cantos. Dificilmente alguém dá um tiro no canto. Mas há um risco também, porque se seu adversário perceber ele afundará rapidamente toda sua esquadra.

O jogo termina quando um dos jogadores conseguir afundar a esquadra do outro.

Está esperando o que para começar?  Chame os amigos!

Bom divertimento e Boa sorte!