Como jogar bisca


Baralho

Entendendo a Bisca

Quem é que não gosta de um bom e velho jogo de cartas quando não há nada de importante para se fazer? São muitos jogos que utilizam as cartas: Truco, Pife, Tranca, Pôque, entre outros.

Seguindo a lista de jogos de cartas vamos falar e aprender como jogar bisca, um jogo muito interessante onde o objetivo é conquistar o maior número de pontos, derrotando o adversário com jogadas inteligentes e estratégicas. Pode ser jogada tanto em duelos quanto em duplas, onde os pares podem mostrar suas cartas uns para os outros antes da última rodada.

O baralho utilizado para jogar bisca é o lusófono, que contêm 52 cartas. As cartas 10, 9 e 8 não são utilizadas para chegar ao total de cartas necessário na bisca: 40 cartas jogáveis.

3330389975 53b4ca5e3e z Como jogar bisca

Via Flickr

 

Como se Joga:

O primeiro ato é embaralhar as cartas e depois cortá-la, determinando assim o trunfo do jogo (bisca). O trunfo é a carta mais importante do jogo e determina o fim de uma jogada. Ele fica firado para cima, embaixo das demais cartas. Pode ser trocado pela carta 7, se for do mesmo naipe. Cada jogador recebe três cartas, no início da partida. Quem cortou o baralho e determinou o trunfo começa a jogada, descartando uma carta de sua mão, seguido de seu adversário que poderá, de acordo com sua jogada:

  • Levar as cartas da mesa, se tiver jogado uma carta de mesmo naipe e de maior valor que a do seu concorrente;
  • Levar as cartas da mesa, se tiver jogado uma carta de naipe diferente e houver um trunfo entre elas (quem jogar o trunfo ganha as cartas);
  • Se as cartas são de naipe diferente e não houver um trunfo entre elas, quem fez a primeira jogada leva as cartas sobre a mesa;
  • Sendo todas as cartas trunfos, vence quem jogar com a de maior valor.

Depois desta primeira jogada, o jogador deve recolher suas cartas sobre a mesa e recomeçar uma nova partida, dando assim prosseguimentoa o jogo.

Quando o jogo terminar, deve ser feita a contagem de pontos, sendo a pontuação máxima 120 pontos. Se algum jogador alcançar 60 ou mais pontos ao decorrer da partida torna-se vencedor antes do término e ganha mais um ponto. Cada carta possui um valor:

Ás – 11 pontos/ Sete – 10 pontos/ Rei – 4 pontos/ Valete – 3 pontos/ Dama – 2 pontos/ Outras Cartas – 0 pontos.

Na bisca, podem ocorrer variações na pontuação, onde o 3 e o 5 substituem o 7 e passam a valer 10 pontos.

 

1573528663 06d2a6a31a z Como jogar bisca

Via Flickr

 

Bisca Mineira e Bisca Capixaba:

No Brasil á outras formas de se jogar bisca, além da descrita acima. São a bisca capixaba e a bisca mineira, diferenciando -se nas jogadas e na pontuação obtida por cada ato do jogador.

Na bisca capixaba a partida vale quatro pontos, onde cada jogo finalizado vale um ponto para o jogador ou dupla participante. Neste tipo de bisca outras jogadas são usadas como o capote, rodar o 7, 61, trocar pelo 2, 120, heley e heley de parceiros, além do trunfo já conhecido no modo tradicional de jogo.